Blog da Plaza Motors

3 dicas para manter o seu carro limpo sem gastar água!

Se você é um amante do mundo automotivo, provavelmente gosta de estar com o carro limpo, não é? Além disso, essa é uma maneira de preservar o veículo e sua pintura. Entretanto, é importante pensar na melhor maneira de deixar seu carro sempre limpo.

Os brasileiros costumam usar muita água para lavar o carro, a média de gasto para ter seu carro limpinho gira em torno de 500 litros. Em um período de crise hídrica, essa não é a melhor opção, não é? Pensando nisso, apresentamos a seguir algumas dicas para você manter o seu possante lindo sem gastar água!

Lavagem a seco ou DryWash

A tradicional DryWash, também conhecida como lavagem a seco, firmou-se como uma verdadeira tendência no Brasil. Essa alternativa consome o mínimo de água, que pode ser misturada ou não com amônia. A lavagem acontece com panos umedecidos, que são passados em todas as partes do carro e tem um resultado muito interessante, já que o limpador analisa todos os detalhes com muito cuidado.

O tempo do serviço dura de 40 minutos a 1h30 e é o método mais sustentável para a lavagem do seu carro. Além disso, ele não compromete o seu veículo, já que não existe a possibilidade de que ele seja riscado ou que a pintura fique manchada depois do procedimento. Muito bom, não é? Uma boa opção para você experimentar.

Pano multiuso de microfibra

Esse tipo de pano pode ser outra ótima opção para você que quer lavar o seu veículo e economizar água. Ele permite uma limpeza ainda mais profunda, já que pode atingir até o filtro de óleo do seu carro, além de retirar a poeira do interior do veículo e dos bancos.

O processo de funcionamento é muito interessante: a microfibra do pano sustenta os resíduos até que você enxague o pano. Tudo isso acontece porque o tecido é composto de fios de poliéster muito finos, chegando a ser até 100 vezes mais finos que um fio de cabelo. Como são muito finos e pequenos, eles podem limpar sujeiras de uma maneira muito mais eficiente.

O seu efeito é similar ao de uma raspagem leve, mas pode ficar tranquilo, porque ela acontece sem riscar a lataria do carro! Com ele você não precisa usar produtos químicos e o melhor: ele ainda aguenta mais de 6 vezes o seu peso em água. Muito eficiente, não é? Você pode usá-lo seco ou úmido, mas se usá-lo úmido pode ter resultados ainda melhores para sujeiras e gorduras mais difíceis de retirar!

Aprenda a manter seu carro limpo por mais tempo

Não importa se você ama cuidar do seu carro ou se você é daqueles que morre de preguiça, tenha sempre uma coisa em mente: não espere o carro ficar muito sujo! Quando isso acontece, e chega ao ponto de as pessoas conseguirem perceber que o veículo está sujo, você pode acabar danificando a pintura de seu carro e até comprometer o seu funcionamento.

Portanto, para manter seu carro limpinho, você pode:

  • passar cera: esse pode ser um investimento um pouco mais caro do que você está acostumado, mas, acredite, ele compensa;
  • usar o aspirador: o aspirador de pó pode ser um grande aliado na remoção de poeiras mais grossas dentro do carro ou embaixo dos tapetes, por exemplo.
  • evitar sair com o carro na chuva: é isso mesmo, se você sair com o carro na chuva, com certeza ele ficará sujo;
  • evitar comer dentro do carro: essa dica pode parecer óbvia, mas evitar comer no carro faz toda a diferença na hora da limpeza, já que, se você tem o costume de comer no carro, já deve ter percebido que boa parte da sujeira que você encontra durante a limpeza do veículo são restos de alimentos. Afinal de contas, as migalhas acabam sempre caindo, não é?

E você, já havia pensado em algumas dessas alternativas para fazer com que seu carro esteja sempre limpo? Você pode começar a praticá-las agora mesmo!

Se você quiser ficar por dentro dos melhores assuntos do mundo automotivo, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!