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4 cuidados que você deve ter com o estepe do seu carro

O estepe do carro é um pneu sobressalente, que geralmente se encontra no porta-malas do carro. Ele é o quinto pneu do veículo, e foi pensado pelas montadoras para que o motorista tivesse como resolver rapidamente a situação de um pneu furado. Essa é a função dele: tirar você do sufoco!

Como o estepe passa muito tempo sem uso, é necessário ficar atento ao seu estado de conservação. Afinal, você não quer ser pego de surpresa quando precisar dele em uma emergência. Pensando nisso, veja as dicas que trouxemos e saiba como fazer a manutenção do estepe do carro!

1. Mantenha sempre calibrado


É essencial estar com o estepe calibrado. Isso garante que ele esteja pronto para o uso quando você precisar. Já que a calibragem dos pneus do carro deve ser feita a cada 15 dias, aproveite para calibrar também o estepe.

Mas atenção: a pressão deve ser diferente. Como o estepe passa por uma maior perda de pressão, você pode colocar mais libras. O ideal é checar o manual do veículo para saber qual é a pressão para a carga máxima do carro.

Caso não consiga essa informação no manual, calibre o estepe com cinco libras a mais do que o que você coloca nos quatro pneus de rodagem. Assim, é possível garantir que, mesmo com a perda de pressão, o estepe esteja em boas condições para uso.

2. Substitua o estepe careca

A lei de pneu careca também vale para o estepe. Aliás, vale principalmente para ele! O estepe vai ser usado exatamente quando você precisar de um pneu em boas condições, logo, você nunca deve colocar um pneu careca nessa posição.

Ele não pode estar gasto e, em hipótese alguma, ter chegado ao arame. Segundo a regulamentação do trânsito, o pneu deve ter uma profundidade mínima de 1,6 milímetros de sulco. Caso isso não seja atendido o motorista fica passível de multa.

Um bom jeito de manter o estepe em condições padrão de uso é não incluí-lo no rodízio de pneus. Assim, quando a rodagem gastar você só precisa comprar quatro pneus novos, e não cinco. Além disso, evite usá-lo mais tempo do que necessário — ele deve ser apenas um substituto temporário. Quando o pneu de uso diário furar, bote o estepe, mas se dirija à concessionária mais próxima para consertar o original.

3. Fique atento ao prazo de validade


Poucos sabem disso, mas os pneus possuem prazo de validade. A duração máxima é de cinco anos. Após esse prazo, a borracha começa a perder suas propriedades, fica ressecada e perde a aderência. Isso diminui sua resistência à carga e a altas velocidades.

Pneus fora do prazo de validade são prejudiciais ao veiculo e podem causar acidentes. Então, é importante sempre verificar o estepe. Na hora de calibrar, observe se o pneu está rachado ou com partes tortas.

Para conhecer a data de validade, procure por uma sequência de quatro números, chamada de DOT (Department of Transportation). Ela fica próxima ao número de série do pneu. Os dois primeiros dígitos são referentes à semana de fabricação do pneu e os últimos se referem ao ano. Então caso o numero seja 1113 o pneu foi fabricado na décima primeira semana do ano de 2013.

4. Utilize uma capa protetora


Essa dica é para quem tem veículos cujos estepes ficam no exterior do carro como em alguns SUVs. É importante investir em uma capa protetora, que serve para preservar a borracha do pneu e o proteger das intempéries. Quando for escolher uma capa para o estepe do carro, evite comprar uma que seja derivada de petróleo, pois esse componente pode deformar o pneu.

O estepe do carro é um item muitas vezes esquecido pelo motorista. Mas, para que ele esteja em boas condições de uso, é preciso estar atento. Conservar o pneu é fundamental para poder contar com ele diante da necessidade.

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