Blog da Plaza Motors

4 dicas de manutenção de carros que todo mundo precisa conhecer

Muitas pessoas, quando compram um automóvel, não têm conhecimento dos cuidados básicos para manter o carro funcionando em perfeito estado. Alguns acreditam que basta abastecer e continuar rodando com o veículo sem se preocupar com manutenções preventivas e que para levar o carro ao mecânico é necessário que ele apresente algum tipo de defeito.

É importante que novos proprietários de veículos estejam cientes de que há uma série de cuidados para que não tenham sérios prejuízos com manutenções corretivas. Neste post vamos comentar sobre algumas dicas de manutenção de carros que todo mundo precisa conhecer. Fique ligado para manter o seu carro sempre com as manutenções em dia. Continue lendo!

1 – Faça as revisões gratuitas

Na compra de um carro novo, geralmente as concessionárias oferecem revisões gratuitas como forma de garantir um bom relacionamento com os clientes. Nessas revisões são incluídos itens básicos, como troca de óleo, componentes do freio, suspensão, pneus e acessórios de segurança.

É importante que os proprietários não deixem que essas revisões passem despercebidas, pois elas estão ligadas ao desempenho do veículo durante toda a sua via útil. Por isso é necessário respeitar os prazos e agendar as revisões na concessionária.

2 – Manutenções preventivas

Mesmo após o termino das revisões gratuitas, os cuidados com o veículo devem acontecer continuamente. Para evitar que o seu carro o deixe na mão, é necessário que as manutenções preventivas sejam realizadas periodicamente no tempo determinado pelo fabricante.

Itens como pneus, óleo do motor, amortecedores, alinhamento e balanceamento dos pneus são essenciais para manter a segurança do motorista e dos passageiros do veículo. Se você não os verifica há algum tempo, leve o seu carro à oficina o mais rápido possível, antes que algum problema sério comprometa a sua vida útil.

3 – Limpeza e higienização periódica

Manter a limpeza e a higienização do seu carro em dia não é somente uma questão de estética, devendo ser considerado uma maneira de manter a conservação do automóvel. O fato de encerar o carro com frequência vai conservar o brilho da lataria do seu veículo.

Para que os assentos do carro continuem sempre com aspecto de novos, é preciso retirar resíduos e passar um pano umedecido com frequência.

4 – Cheque os itens básicos em casa

Não é necessário levar o carro à oficina para verificar todos os itens importantes do seu carro. Por exemplo, o óleo do motor deve ser verificado em casa pelo próprio dono do veículo ao menos uma vez na semana. Com o motor frio, deve-se retirar a palheta do óleo e ver se o nível está entre o máximo e o mínimo.

Também é importante que os proprietários verifiquem com frequência o nível da água do radiador para que o motor não sofra superaquecimento. Outros itens, como faróis, piscas, luz de freio e luz de ré, também podem ser checados com facilidade pelo próprio dono do carro.

Adquirir um automóvel é, com certeza, uma grande conquista na vida de muitas pessoas, mas é importante que essas dicas de manutenção de carros sejam verificadas com frequência para garantir que o seu automóvel tenha um bom desempenho durante muitos anos.

Quer saber quais são os carros mais famosos da história do cinema? Clique aqui e fique por dentro!