Blog da Plaza Motors

6 acessórios automotivos para deixar seu Honda mais seguro

Não há nada melhor do que se sentir seguro, não é mesmo? A segurança gera um bem-estar para você e sua família e torna o ambiente mais confortável. Pensando nisso, levantamos 6 acessórios automotivos de segurança que você não deve abrir mão de ter, tanto para evitar ou minimizar acidentes, como para não ter o veículo, ou objetos, furtados. Confira!

Airbag

O airbag nada mais é do que uma bolsa de ar que infla no momento de uma colisão mais forte de um carro. O objetivo dela é amortecer o impacto sobre o motorista e passageiros, evitando ou amenizando lesões. Desde 2014, os carros comercializados no Brasil contam obrigatoriamente com, no mínimo, airbag duplo, ou seja, para os dois ocupantes da frente.

Portanto, se você estiver comprando um carro zero-quilômetro ele já virá com essa configuração. Alguns veículos de categoria superior possuem também airbags laterais, como é o caso do de algumas versões dos Hondas Fit, City e HR-V. Honda Civic e CR-V podem ter até 6 airbags nas versões mais completas. Fique atento, pois eles serão de grande ajuda em caso de acidente!

Freios ABS

Como os airbags duplos, os freios ABS também se tornaram obrigatórios em 2014. Eles fazem parte de um sistema que evita o travamento das rodas do seu carro em caso de uma emergência, diminuindo a distância de parada do veículo e permitindo, ao mesmo tempo, que você consiga controlá-lo.

Se o seu carro não possuir ABS e você frear forte na tentativa de evitar um acidente, ele deslizará, principalmente se o piso estiver molhado, e seguirá em linha reta. E não adianta virar o volante, pois o veículo não vai te obedecer. Portanto, não abra mão desse importante acessório automotivo.

Controle de tração e estabilidade

De maneira semelhante aos freios ABS, o controle de tração e estabilidade faz papel de segurança passiva, ou seja, ele existe para tentar diminuir a chance de acidente ou minimizá-lo, caso aconteça. Esse acessório automotivo evita que você perca aderência no carro durante uma aceleração, diminuindo a tração e o comando sobre o veículo. Já o controle de estabilidade vai te ajudar no momento da curva, não permitindo que o carro rode ou fique descontrolado.

Ambos funcionam por meio do sistema de freio do carro, e/ou gerenciando o motor ao mesmo tempo pra que uma central eletrônica interfira em uma situação de emergência. Esse equipamento deve vir de série no veículo. Portanto, fique atento, pois ele não é instalado posteriormente.

Película semi-blindada

Falando um pouco de segurança contra furto ou roubo, na hora de instalar uma película — popularmente conhecida por “insulfilm” — no seu carro, você tem a opção de utilizar, além da tonalidade mais escura ou mais clara, uma película convencional ou semi-blindada. A vantagem desta é que ela é um pouco mais espessa e feita com material mais resistente. Logo, aumentará a resistência do vidro contra impactos, dificultando a ação de um assaltante.

Rastreador

Os rastreadores possibilitam, como o nome indica, rastrear o local em que seu carro se encontra. Em caso de furto, basta acionar uma central eletrônica, por meio de celular ou internet, para que o dispositivo localize seu carro. Alguns modelos permitem que você visualize a localização diretamente pela internet. Podem ou não emitir sinal sonoro, e, se desejado, alarme.

Câmera de ré

A câmera de ré auxilia bastante no momento de estacionar o veículo, principalmente para quem tem carros grandes. Com essa ferramenta você terá a exibição de uma imagem da traseira do seu veículo na tela da sua central multimídia ou em um dispositivo portátil. Você poderá, por exemplo, enxergar atrás do veículo uma criança que normalmente você não perceberia devido à baixa estatura.

Além disso, a câmera é muito prática na hora de dar ré, pois evita o choque em obstáculos indesejados que possam danificar seu carro. Procure seu concessionário para instalar esse recurso no seu veículo.

Tem mais alguma dica sobre acessórios automotivos de segurança? Deixe sua opinião nos comentários!