Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

6 cuidados a serem tomados ao dirigir na chuva

Dirigir na chuva exige atenção, cuidado e alguma habilidade. O asfalto molhado, somado à pouca visibilidade provocam uma situação desfavorável que pode levar a acidentes graves, tanto nas cidades quanto nas estradas.

Por isso, evitar essas situações de risco está nas suas mãos. E neste post, preparamos 6 dicas para que você não seja vencido pela chuva e chegue ao seu destino em segurança. Vamos lá?

1. Reduza a velocidade

Pode parecer óbvio, mas essa é realmente a dica mais eficaz para se evitar problemas com a pista molhada. Por mais que você se ache um Ayrton Senna no molhado, a verdade é que não dá pra saber o real estado do asfalto quando começa a chover e, por isso, diminuir a velocidade evitará inúmeros problemas.

O principal deles é a aquaplanagem, fenômeno que ocorre somente em velocidades mais elevadas. Ao passar com as rodas em alta velocidade sobre uma camada maior de água, as rodas podem perder o contato com o asfalto, fazendo com que o carro saia do seu controle.

Além disso, em baixa velocidade você tem um pouco mais de tempo para reagir, caso uma manobra de emergência seja necessária em momentos críticos.

2. Fique sempre deolho nos pneus

Pneus carecas não são bons em nenhuma situação, mas na chuva a questão se torna mais grave. As ranhuras da banda de rodagem servem para filtrar a água acumulada no asfalto, aumentando a aderência. Se elas estiverem abaixo do mínimo especificado, fatalmente levarão à perda de controle do veículo.

Portanto, fique atento ao TWI (Tread Wear Indicator). Se ele estiver abaixo de 1,6 MM (há um indicador na banda lateral do pneu), é hora de substituir a borracha.

3. Ligue o farolbaixo

O farol baixo serve não apenas para aumentar a sua visibilidade, como também para fazer com que outros motoristas enxerguem melhor o seu carro. Por isso, eles devem ser acionados em conjunto com os faróis de neblina, especialmente sob chuva forte.

Cuidado com a luz alta: se a chuva estiver causando neblina, não utilize o farol alto, pois ele bate na parede de névoa e ofusca a sua visão.

4. Na estrada, evite parar

Muitas pessoas, quando a chuva aperta na estrada, optam por parar e esperar que ela melhore. Mas é uma atitude pouco eficaz. Na estrada, percorre-se distâncias grandes em linha reta, o que significa que, em pouco tempo, você sairá da zona de chuva mais forte. Se ficar parado, esse período pode demorar a passar, além de aumentar o risco de acidentes.

5. Cuide dos limpadores de para-brisa

Os limpadores de pára-brisa têm vida útil de cerca de um ano. Depois disso, perdem eficiência e prejudicam a visibilidade. Portanto, fique atento e realize a troca tão logo perceba que eles já não cumprem seu papel.

6. Ligue o ar-condicionado

O ar-condicionado evita que os vidros embacem, prejudicando ainda mais a visibilidade. Mantenha o equipamento ligado e regule a temperatura para que o ambiente fique agradável.

Viu só como dirigir na chuva exige cuidados? Porém, todas as dicas estão ao seu alcance, basta segui-las para chegar ao seu destino sem maiores problemas. Agora, que tal ajudar seus amigos também? Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também