Blog da Plaza Motors

8 cuidados com o carro para deixá-lo sempre limpo e organizado

O carro é praticamente uma extensão de nossa casa e do nosso dia a dia. Passamos algumas horas, seja para ir ao trabalho ou para o lazer, dentro dele. Sendo assim, ninguém gosta de estar em um local sujo e bagunçado, não é mesmo?

 

E se você for dar carona para algum amigo ou parente? É melhor que o carro esteja limpo e organizado. Para te ajudar com isso, vamos dar 8 dicas simples de cuidados com o carro. Confira!

1 – Lave o carro uma vez por semana

Lavar o carro aos fins de semana é um hábito de muitos brasileiros, e é saudável. Com a limpeza, impurezas como excretas de pássaros, seiva de árvore, fuligem de asfalto, entre outros agentes agressivos, são eliminados, conservando melhor a pintura do veículo.

Quando for lavar, utilize produtos de limpeza adequados, como shampoo automotivo, e pano ou esponja macia. Nunca utilize produtos abrasivos na pintura, vidros e rodas.

2 – Encere o carro

Existem diversos tipos de ceras automotivas no mercado. Desde as mais simples, que custam em torno de R$10,00, até as mais avançadas e importadas, que atingem centenas de reais — no caso de marcas de grife ou com proteções especiais, por exemplo.

Mas mesmo as mais simples já são capazes de eliminar impurezas da pintura que uma limpeza simples não conseguiria, além de deixar a pintura brilhando e mais lisa, dificultando a aderência de sujeira. É recomendável que se encere o carro mensalmente, sempre após lavar e secar bem o veículo.

3 – Invista na cristalização de pintura

Uma alternativa mais duradoura que a cera é a cristalização ou espelhamento de pintura. O processo nada mais é que uma camada de resina protetora, que dificulta a agressão externa sobre o verniz da pintura.

Seu custo é mais elevado, em torno de R$300,00 ou mais, mas pode durar até um ano, dependendo das condições diárias do veículo.

4 – Não deixe lixo acumular no interior

Que tal carregar uma sacola no veículo? Desde uma simples sacola plástica de supermercado a uma bolsa de tecido pendurada ao câmbio, é muito útil ter qualquer um desses objetos no interior do carro.

Assim, é possível descartar papeis velhos, embalagens de alimentos, panfletos, latas e garrafas em um único lugar, em vez de jogar no chão do carro ou nos porta-objetos. Jogar lixo na rua? Nem pensar!

5 – Evite fazer refeições dentro do carro

Comer dentro do carro é realmente essencial no seu dia a dia? Se não for, que tal esperar um pouco e comer quando chegar ao destino? Por mais que tenhamos cuidado, é comum pedaços de comida e farelos caírem, o que podem causar maus odores e deixar o interior sujo.

Já as bebidas podem entornar, encharcando bancos e carpetes, e causando manchas e também mau cheiro.

6 – Impermeabilize os bancos

Se na dica acima você respondeu “sim” à primeira pergunta, essa dica será mais útil, prometo! Existe um serviço nas concessionárias e lojas especializadas de impermeabilização de estofamentos e carpetes.

Com isso, líquidos não irão infiltrar nos tecidos, sendo muito mais prática e rápida sua remoção e limpeza. A impermeabilização é ideal para quem tem filhos pequenos ou transporta animais no carro.

7 – Utilize um aspirador de pó

O ideal é que se aspire o interior do carro uma vez por semana, com isso, evita-se que pequenas sujeiras se acumulem.

Existem aspiradores de pó veiculares que podem ser ligados ao cinzeiro do carro, mas você também pode utilizar o aspirador de pó que você já tem em casa.

8 – Aplique produtos adequados

Muito cuidado na escolha de produtos de limpeza. Tanto a pintura do carro como as peças plásticas e os tecidos no interior podem ser seriamente danificados dependendo do produto que você utilizar na limpeza.

Procure produtos destinados para o uso automotivo, e aplique somente nas partes recomendadas pelo fabricante. Em casa de dúvida ou insegurança, vale consultar um especialista ou um lava-jato de qualidade.

Quer mais dicas automotivas? Siga-nos nas redes sociais!