Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

A luz de óleo acendeu! O que pode estar acontecendo?

O painel do seu carro é um termômetro completo do comportamento do veículo e ignorá-lo pode trazer prejuízos muito sérios. Um exemplo é a luz de óleo que, quando acende, geralmente significa que o motor está enfrentando dificuldades de lubrificação. E um motor sem lubrificação não sobrevive mais do que alguns metros.

A luz do óleo é caracterizada por um grafismo alusivo a uma garrafinha antiga de lubrificante, sempre representada pela cor vermelha. Este, aliás, é o primeiro indicativo de que o acendimento da luz pode representar um problema grave.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura!

O que significam as luzes no painel?

As luzes do painel do seu carro são importantíssimas, pois atestam sobre o funcionamento de todos os componentes do veículo. Por isso, para diferenciar a gravidade de cada problema, as montadoras adotaram um esquema de cores para ajudar o motorista a saber o que fazer quando cada luz acende. Veja só:

  • luzes vermelhas: indicam problemas graves que devem ser verificados imediatamente. É o caso da luz do óleo, por exemplo. Caso alguma dessas lâmpadas se acenda, você deve desligar o carro imediatamente e chamar um guincho. Insistir poderá levar até mesmo à perda do motor.
  • luzes amarelas: são luzes de advertência. Significam que algo não está bem com o veículo e você deve levá-lo ao mecânico o mais rápido possível.
  • luzes verdes e azuis: são luzes apenas informativas, não reportando problemas específicos.

Por que a luz de óleo acendeu?

A lubrificação do motor é fundamental para o seu funcionamento. O óleo tem propriedades químicas que o fazem aderir às paredes de cada componente do motor, impedindo que haja contato de metal com metal, o que é fatal para a desempenho do propulsor. Um motor sem óleo não roda mais do que poucos metros.

Quando a luz do óleo se acende, ela não está necessariamente sinalizando falta de lubrificante. Se fosse assim, tudo se resolveria completando o nível. Porém, este pode não ser o único problema.

A luz alerta para o fato de que o motor está enfrentando problemas de lubrificação. Isso significa que o óleo não está chegando em partes nas quais deveria chegar e, com isso, o contato metal com metal pode estar ocorrendo.

Quais fatores podem levar a problemas de lubrificação?

Um dos principais problemas é a formação de borra no motor. Ela ocorre quando o óleo não é trocado na frequência certa e seu acúmulo entope as galerias de lubrificação a ponto de gerar problemas.

Outra questão é o estado do cárter, que é a peça que armazena o óleo. Uma pancada em algum obstáculo, por exemplo, pode amassar o componente, tornando a passagem do óleo pelos dutos mais difícil.

A falta de lubrificação também pode ser causada por alguma falha na bomba de óleo, equipamento que serve para “puxar” o lubrificante do cárter e levá-lo para o motor. Outro fator comum é a utilização de um filtro de óleo inadequado, que impede a passagem do lubrificante.

Portanto, como você viu, a luz de óleo do seu carro não deve ser ignorada, pois o seu acendimento significa que existem problemas graves. Mas o certo mesmo é cuidar do lubrificante do seu motor de forma preventiva, seguindo as orientações do manual do proprietário.

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também