Blog da Plaza Motors

Acessórios que você deve levar no seu carro

Por mais que se tomem as precauções certas e se faça uma boa manutenção do automóvel, nunca se sabe quando pode ocorrer algum problema, como um pneu furado ou colisão. Por isso, é muito importante levar sempre alguns acessórios dentro do veículo, partindo em uma viagem ou transitando dentro da cidade: o condutor poderá, assim, cuidar de forma adequada do contratempo e manter a si e aos outros passageiros em segurança.

Você sabe o que deve ter no seu automóvel para atenuar os perigos quando você se depara com algum sinistro? Veja alguns itens importantes a seguir!

Triângulo

Este utensílio é fundamental para advertir os outros motoristas na via de que seu veículo está parado, por conta de motivos diversos, como colisões, um pneu furado ou alguma pane no seu sistema elétrico ou mecânico. Quando o triângulo é visualizado em uma estrada com bastante trânsito, trata-se de um sinal evidente de que há problemas à frente, de sorte que os outros motoristas têm tempo hábil para diminuir a velocidade e não colidir com o carro estacado. O triângulo deve ser aberto e montado a cerca de 10 metros a partir da traseira do automóvel, o qual deve ainda manter o pisca-alerta ligado, se estiver funcionando.

Macaco

Esta é a ferramenta que levanta o carro na hora de trocar o pneu furado ou com problemas, e por isso nunca deve ficar de fora da mala. Existem estilos diferentes deste objeto, que variam conforme a marca e modelo do carro, mas todos simplificam bastante a fixação e elevação do carro para a substituição.

Chave de rodas

Além do macaco, você vai precisar ao menos de chaves de rodas e do pneu novo para trocar o pneu danificado. Existem basicamente chaves em formato de “L” e em cruz. Na verdade, este item, o macaco e o triângulo compõem o que se chama de kit obrigatório do veículo, o qual deve ser transportado sempre em seu interior, preferencialmente no porta-malas. A falta de um desses itens pode prestar ao condutor uma infração de trânsito gravíssima, com multa de R$ 191,54 e sete pontos em sua carteira de habilitação (CNH).

Estepe

O pneu reserva é um item importantíssimo, e deve ser periodicamente calibrado, junto com os outros quatro em uso. Ele deve estar sempre colocado em seu lugar, para o caso de eventual urgência de substituição. Sua falta significa, se descoberta por agente de trânsito, infração de nível grave, tendo como consequência multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.

Canivete, fita isolante e pedaço de fio

Alguns reparos de emergência na parte elétrica, até que seja possível levar o veículo até uma oficina mecânica, podem ser improvisados se o motorista tiver consigo algumas ferramentas e itens como canivete, fita isolante e segmentos de fiação. Os aparatos são úteis em demandas simples, como a instalação de um aparelho de CD ou DVD no carro.

Fusíveis de várias amperagens e lâmpadas

Fusíveis queimados podem ser a causa de panes de parte ou de todo o sistema elétrico. Além de muito baratos, eles podem ser facilmente trocados pelo motorista. O mesmo vale para as lâmpadas dos faróis e lanternas. Vale a pena ter ao menos uma de reserva na mala do carro ou no porta-luvas. Para aquelas viagens onde se pega chuva intensa ou neblina, pode ser uma boa precaução.

É fundamental ter esses itens no carro e, além disso, respeitar as leis de trânsito e cumprir a direção defensiva. Afinal, esses objetos servem para ser aproveitados em um evento danoso ou prejudicial em algum sentido; contudo, o motorista deve se esforçar ao máximo para não precisar usá-los. Você tem esses acessórios no seu carro? Tem alguma outra dica a compartilhar? Deixe um comentário e participe da conversa!