Blog da Plaza Motors

Aerofólio: combinação perfeita entre beleza e segurança

Visto por muitos apenas como um item de estética, o aerofólio possui como função principal deixar o veículo estável junto ao chão. Ele possui, também, vários outros benefícios em relação a segurança do veículo e do próprio motorista. Saber escolher o aerofólio e procurar o modelo certo para o seu veículo fazem parte da rotina de quem busca modificar o visual do carro com esse acessório.

Já que o aerofólio é a combinação perfeita entre beleza e segurança, que tal aprender um pouco mais sobre esse acessório automotivo? Confira!

O funcionamento de um aerofólio

Quando o ar passa por baixo do carro e ele está mais rápido do que o ar que passa na parte superior do veículo, a tendência é o automóvel perder a estabilidade. Ao instalar um aerofólio na traseira do veículo, essa peça aerodinâmica ajuda a aumentar a pressão do ar sobre a parte de cima da lataria e mantém o carro mais firme junto ao solo.

Tipos de aerofólio para cada modelo

Cada modelo de veículo possui um tipo específico de aerofólio. Até mesmo nos carros que participam de competições de velocidade, como a Fórmula 1 ou a Nascar, os modelos de aerofólios mudam. Além disso, o aerofólio pode ter ou não luz de freio.

Os aerofólios são vendidos geralmente nas cores preto e prata. Para que eles fiquem em perfeição com o seu veículo, recomenda-se pintá-lo da mesma cor do carro. Assim, o automóvel fica com um visual esportivo e, ao mesmo tempo, original.

Cuidados na hora de escolher um aerofólio

Os automóveis são produzidos com base em uma série de testes para que sejam mais eficientes em aerodinâmica. Não é recomendado alterar a configuração do veículo com um aerofólio apenas por questões estéticas, pois isso pode aumentar o consumo de combustível e diminuir os níveis de segurança do carro.

Quando você escolhe o aerofólio incorreto, ele poderá segurar mais o veículo e exigir do motor uma força maior para que ele acelere. Com o tamanho e o formato errados, o aerofólio modifica a resistência do veículo ao ar e isso reduz a estabilidade.

Vantagens de se ter um aerofólio no carro

Além da questão estética que envolve aquisição do aerofólio, o seu veículo passará a ter mais aderência ao solo. Sendo assim, o carro ganha em estabilidade, segurança e precisão nas manobras – principalmente as curvas mais fechadas.

Em uma ultrapassagem, por exemplo, o aerofólio ajuda na estabilidade do veículo quando esta é feita em relação a um caminhão. Pelo tamanho do caminhão, ao ultrapassá-lo com um veículo menor, este tende a chacoalhar mais. O aerofólio ajuda a reduzir esse impacto.

Vidro traseiro mais limpo com ajuda do aerofólio

Outra função que o aerofólio possui é reduzir a sujeira e a lama que atingem o vidro traseiro do veículo. Por ser uma peça aerodinâmica, o seu formato impede que grandes quantidades de lama e sujeira sejam levadas pelo vento até o vidro traseiro.

E aí, gostou do nosso texto? Já que o assunto é estética e segurança automotiva, que tal entender como um design de carro atraente pode significar, também, mais segurança para os passageiros? Não deixe de conferir!