Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Afinal, como funciona a bateria do carro?

Você quer sair de casa pela manhã, ou voltar do trabalho no fim do expediente, e o carro não pega. Já passou por essa situação? Isso não é raro, e, apesar de parecer um defeito mais sério, em muitos casos o problema está apenas na bateria do carro.

Esse inconveniente pode ser evitado se você verificar a bateria regularmente e tomar os cuidados necessários para que esse componente seja conservado e tenha sua vida útil estendida. Quer saber como fazer isso? Então fique ligado neste post!

Como a bateria do carro funciona?


De forma simples, esse componente tem a função de armazenar energia, sendo recarregado pelo alternador do carro. O armazenamento da energia se dá de forma química: internamente, a bateria possui placas de chumbo e óxido de chumbo, que são banhadas por ácido sulfúrico.

A energia química armazenada se transforma em energia elétrica quando necessário. Assim, ela serve para dar partida no veículo e para alimentar o sistema elétrico do carro. Ela é responsável pela iluminação e por manter os sistemas eletrônicos e elétricos em standby quando o carro está desligado.

Quais cuidados devem ser tomados?

Apesar de ser recarregável, chega uma época em que a bateria do carro descarrega de vez e não aceita mais carga. Isso significa que ela chegou ao fim de sua vida útil. Para que esse tempo seja prolongado, é importante manter alguns hábitos para a conservação do componente.

Saiba que a bateria é bastante exigida na hora de dar a partida no carro, pois o motor de arranque solicita muito desse componente. Por isso, o primeiro cuidado que você deve ter é desligar as luzes, o ar-condicionado, o som e qualquer outro equipamento elétrico na hora de ligar o carro. Sobrecarregar a bateria na hora da partida diminui sua vida útil.

Essa mesma atitude deve ser mantida na hora de desligar o carro. Além disso, quando o motor estiver desligado, evite usar o som ou outros equipamentos que consumam energia. Ao sair do veículo, lembre-se de remover a tampa frontal do aparelho de som (se não for original de fábrica), para não consumir a bateria no standby.

Qual é a manutenção necessária?


Além dos cuidados acima, a bateria do carro precisa também de manutenção. Primeiro, verifique os terminais à procura de zinabre, também conhecido como azinhavre, que é um pó verde-azulado que, com o tempo, se forma nos polos da bateria e precisa ser retirado, pois, pode gerar mau contato e dificuldades na partida do carro.

Além disso, leve o veículo regularmente à concessionária, para que o mecânico especializado verifique a tensão da bateria e possa atestar seu bom funcionamento. Com o carro desligado, a tensão mínima deve ser de 12 Volts. Caso a tensão esteja abaixo de 12 Volts, a bateria não está em boas condições de uso.

Qual a hora certa de trocar a bateria?


As baterias possuem vida útil de 2 a 3 anos. Dependendo da qualidade da marca, a duração pode chegar até a 4 anos. Tudo depende também de como você cuida desse componente. É indispensável realizar a troca antes do fim da vida útil, para evitar que o seu carro deixe você na mão.

Outra situação em que se deve trocar esse componente é quando você percebe dificuldades na partida do veículo. Também é sinal de que está na hora de substituir ao se observar que a bateria está esquentando mais que o normal.

Como visto, a bateria do carro é um componente que exige cuidados, para garantir o bom funcionamento do sistema elétrico. Por isso, é importante visitar um mecânico elétrico a cada seis meses ou anualmente, para que ele verifique o estado da bateria e identifique problemas. Assim, você evita ser pego desprevenido.

Gostou desse artigo e quer mais informações sobre os componentes do seu carro? Curta a nossa página no Facebook!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também