Blog da Plaza Motors

Afinal, consórcio de veículo Honda vale a pena?

Você está em busca das melhores condições de pagamento para comprar ou trocar o seu veículo, e de repente se depara com uma série de opções. Mas como definir qual delas é a mais viável para você?

No post de hoje, listamos algumas vantagens e desvantagens de optar por um consórcio de veículos. Antes de tomar sua decisão, vale a pena considerar cada uma delas! Vamos começar?

Condições facilitadas de pagamento

Apesar de ser um tema polêmico, é fato que um consórcio de carro proporciona ao comprador a possibilidade de adquirir o veículo de uma forma mais fácil e econômica do que em um financiamento.

Isso ocorre porque não existem juros incididos sobre as parcelas mensais a serem pagas no consórcio: a única taxa cobrada é a de administração, que normalmente varia em torno de 0,77% ao mês, dependendo da administradora.

Menor valor desembolsado ao final do período

Mesmo que para quitar por completo a carta de crédito a ser aproveitada ao fim do consórcio a quantidade de parcelas seja maior do que em um financiamento, no final das contas a pessoa que opta por um consórcio de veículos acaba pagando um valor sensivelmente menor pelo custo total do carro. Isso ocorre devido aos juros aplicados pelos bancos ao realizar o financiamento (entre 1 e 2%), o que não existe nos contratos de consórcio.

Possibilidade de planejar a troca do carro

Caso você seja daqueles que habitualmente troca o veículo de dois em dois anos ou de três em três anos, o consórcio de carro pode ser uma ótima alternativa para planejar melhor essa substituição.

Como essa é uma modalidade em que o bem não é entregue logo após a assinatura do contrato, mas as condições financeiras de aquisição são melhores ao comprador, o consórcio pode proporcionar que você tenha um novo veículo dentro do período desejado de uma forma mais tranquila.

Menor possibilidade de você ficar sem carro

Atualmente adquirir um veículo sem entrada ou com uma entrada de valor baixo está mais difícil. Isso ocorre devido às mudanças implantadas pelo Banco Central que passou a exigir um valor maior de entrada de alguns anos pra cá.

Como muitas vezes é necessário ao proprietário vender o veículo para poder ter boa parte do sinal a ser dado na aquisição ou troca do carro – o que pode acabar demorando um tempo considerável –, na opção do consórcio isso pode ser melhor organizado. Afinal, os lances maiores necessários para a contemplação imediata da carta de crédito podem ser dados em momentos mais oportunos para o comprador.

Desvantagem do consórcio de carro

Logicamente, a melhor opção para adquirir um veículo novo é possuindo todo o dinheiro para comprá-lo à vista. Mas, como sabemos que nem sempre isso é possível, as opções a serem escolhidas são o financiamento ou o consórcio.

Você já viu diversas vantagens que a aquisição de um consórcio de carro oferece, mas algo a ser considerado nessa modalidade de pagamento é o tempo que pode levar para ser sorteado ou conseguir oferecer um lance maior do que os demais participantes.

Por isso, caso o comprador esteja disposto a arcar com os juros existentes na modalidade de financiamento, essa pode ser a melhor opção, já que o seu veículo é entregue imediatamente após a assinatura do contrato.

Ainda tem dúvidas quanto ao consórcio ou outras formas de comprar seu tão sonhado veículo? Entre em contato com um de nossos consultores e saiba tudo que você precisa para fechar o melhor negócio!