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Barulho de freio: entenda o que está acontecendo

O barulho de freio pode ser muito irritante. Sempre que um ruído desses acontece, certamente você pensa haver um problema com o sistema de freios em seu carro, comprometendo toda segurança. Dependendo do tipo de sintomas que você percebe no veículo, pode ser fácil descobrir se algo está errado.

Barulhos ouvidos durante a frenagem é uma indicação de desgaste do freio e de que eles devem ser inspecionados. Atrasar um reparo pode potencialmente levar a consertos mais caros. Isso acontece porque o desgaste das pastilhas de freio pode prejudicar o apoio de metal.

No post de hoje, listamos algumas explicações sobre esse e outros problemas comuns para ajudar você a entender o que acontece com o seu veículo. Acompanhe!

Determine de onde vem o ruído

Determinar em que condições e de que área do veículo você está ouvindo o barulho de freio é fundamental. Por exemplo, você percebe o ruído apenas durante as primeiras frenagens na parte da manhã? Você ouve o barulho quando freia em altas velocidades, ou quando você aplica suavemente o freio? O ruído parece ser um som de moagem ou um grito mais agudo? Parece vir da parte dianteira ou traseira do veículo?

Ao responder a essas perguntas, você já terá boa parte do diagnóstico sobre o barulho de freio do seu carro.

Atenção ao barulho de trituração

Ao ouvir um ruído quando você aciona seus freios, como se você tivesse batido, é preciso parar de dirigir. Um ruído deste tipo ao frear é geralmente causado por uma falta de pastilha de amortecimento; as peças nesse momento possivelmente estão sofrendo atrito de metal com metal.

Cuidado com freios “assoviando”

Este barulho pode ser muito chato e, além disso, pode significar algum problema. Provavelmente, é um sinal de perigo ou pode ser apenas um indicativo de pastilhas de freio de má qualidade. Freios baratos parecem bons quando você está pagando por isso, mas eles podem vir acompanhados de ruídos dolorosamente irritantes.

Pastilhas de freio de má procedência têm grandes flocos de metal no material de fabricação e, quando você pressiona os freios levemente, um desses flocos se arrasta ao longo do rotor, fazendo o chiado. A melhor maneira de evitar este tipo de ruído é escolher pastilhas de freio de melhor qualidade.

Se seus freios estão rangendo durante a condução na estrada, mas o barulho vai embora quando você pressiona o pé no pedal de freio, o palpite é de que o indicador de desgaste está atingindo o disco e causando o ruído. O indicador de desgaste é uma pequena projeção de metal presa à pastilha de freio. Não ignore o barulho por muito tempo: as pastilhas de freio são finas e precisarão de manutenção muito em breve nesse caso.

Não se assuste com barulho de freio pela manhã

Especialmente em carros estacionados ao ar livre, a ferrugem pode acumular-se durante a noite no disco em torno da pastilha. Isso causa um barulho como uma pancada quando você dirige o carro .

Não ignore ruídos de raspagem

Se o seu veículo faz um ruído de raspagem durante a condução ou quando vira uma esquina, soando como algo sendo arrastado em uma placa, é possível que exista uma pedra de uma estrada de terra ou de um buraco recém-reparado alojada entre o disco e a pastilha. Neste caso, basta remover a pedra e o barulho de freio sumirá.

Espero que todas as informações deste post ajudem você a diagnosticar o barulho de freio que tanto incomoda e traz preocupação. É importante ficar atento a qualquer sinal diferente em seu carro e levá-lo à concessionária ou oficina autorizada para revisão e possíveis reparos.

Tão importante quanto o bom funcionamento dos freios é manter os pneus em bom estado. Você sabe como fazer isso? Confira agora nossas 5 dicas para manter os pneus novos por mais tempo!