Blog da Plaza Motors

Carro elétrico: aposta definitiva para o futuro?

Conforme aumentam os debates sobre sustentabilidade, o aproveitamento de novas fontes de energia se torna uma tendência cada vez mais expressiva. No mercado automotivo, o cenário não é diferente, e o carro elétrico surge como a principal aposta para o futuro do segmento.

A Honda, que tem trabalhado de forma intensa no desenvolvimento dessa tecnologia, recentemente anunciou pretender que dois terços de seus veículos possam ser carregados com eletricidade em um prazo de 15 anos.

Será mesmo que o carro elétrico é a aposta definitiva para o futuro? Veja tudo sobre o assunto no post de hoje!

Confira as vantagens do carro elétrico

É fácil entender os grandes investimentos no carro elétrico quando analisamos as vantagens que ele possui. Além da drástica diminuição na emissão de poluentes quando comparados com o motor a combustão, a geração da energia elétrica também é muito menos nociva ao meio ambiente.

Outra vantagem é que os motores elétricos trabalham de forma silenciosa e proporcionam uma direção mais agradável, também ganhando em eficiência em relação aos tradicionais. A combustão não é capaz de transformar toda a sua energia em movimento: em média, apenas 40% da energia gerada nos motores convencionais chegam até as rodas. Já nos carros elétricos, esse índice chega a 90%.

Os motores elétricos também exigem menos manutenção do que os tradicionais: como a transmissão de energia por eletricidade é muito mais sutil do que por combustão, os componentes do motor sofrem menos desgaste.

Saiba o que ainda precisa melhorar

Alguns fatores ainda precisam ser otimizados para alavancar a popularização do carro elétrico, e um dos mais discutidos é a autonomia dos motores elétricos. Afinal, ela ainda é inferior quando comparada com o motor a combustão.

Como o tempo de recarga da bateria é maior do que de um abastecimento comum, ainda é preciso mais avanços para o carro elétrico se tornar viável para viagens mais longas.

A principal razão que ainda separa o carro elétrico de muitos interessados é o seu preço. Principalmente no Brasil, as altas taxas impostas ao setor automotivo são um obstáculo para esse desenvolvimento. Os custos de produção também são maiores do que de um carro convencional.

Conheça as diferenças entre híbrido e elétrico

Os modelos híbridos são aqueles que trabalham com um motor a combustão tradicional e um elétrico. Uma central eletrônica avalia as condições necessárias para controlar o uso de cada um deles.

Assim, o sistema escolhe qual o motor mais adequado para cada circunstância e pode, até mesmo, recarregar a bateria do motor elétrico a partir da combustão. Essa opção é a mais comum hoje quando falamos em carros elétricos.

Os modelos exclusivamente elétricos não utilizam nenhum tipo de combustível, apenas a eletricidade. São muito mais ecológicos, pois sua emissão de poluentes pode chegar a zero!

Veja o que a Honda tem feito

Mesmo que a promessa de que dois terços dos veículos da Honda serão elétricos seja para 2030, a montadora já conta com uma frota considerável de veículos elétricos pelo mundo. Atualmente, 5% dos seus carros contam com alimentação elétrica, um número expressivo para um mercado em desenvolvimento.

Os japoneses ainda preparam, ainda para 2016, o lançamento do seu primeiro carro movido a hidrogênio. A tecnologia do Honda Clarity, que estará disponível nos Estados Unidos nos próximos meses, combina o oxigênio do ambiente com hidrogênio comprimido e representa o que há de mais avançado quando o assunto é carro elétrico.

Enquanto esperamos pela popularização desses avanços por aqui, você pode adotar algumas medidas a favor do desenvolvimento sustentável e do meio ambiente. Confira agora como a manutenção do carro pode reduzir a emissão de gases!