Blog da Plaza Motors

Como cuidar da pintura do carro? Veja 4 dicas imperdíveis!

Depois da compra de um carro novo, sempre saímos da concessionária empolgados com a nova conquista: o cheiro de novo, a pintura impecável e a satisfação de dirigir um carro de qualidade Honda.

O que poucos sabem é que manter a pintura do seu carro sempre brilhante exige alguns cuidados especiais e precauções diárias. Então, se você quer saber como cuidar da pintura do carro, confira as dicas que preparamos para você! 

Evite parar ou estacionar em áreas sem cobertura

Quem nunca parou embaixo de uma árvore e, ao retornar, se deparou com dejetos de pássaros ou seiva da própria árvore sobre o carro? Essas substâncias são altamente corrosivas para a pintura e devem ser retiradas imediatamente com água e detergente automotivo. Em alguns casos, pode-se também utilizar limão e bastante água para fazer a limpeza.

Na hora de estacionar, é muito importante que seu carro esteja coberto, para que não fique exposto ao sol, chuva e sereno da noite, que, com o tempo, vão estragando a pintura. Caso sua garagem não possua cobertura, recomenda-se a utilização de capa protetiva no veículo, tomando o cuidado de não riscar a pintura ao manuseá-la.

Realize a lavagem do veículo semanalmente

É importante que se realize a lavagem do veículo semanalmente ou a cada quinze dias para que a sujeira não se acumule, ficando mais difícil a sua retirada. Porém, para que isso seja possível, é recomendável a utilização de métodos de lavagem mais econômicos, evitando o desperdício de água.

Você pode optar por uma lavagem ecológica, que aplica produtos biodegradáveis com auxílio de uma esponja. O método utiliza de 200 a 500ml de água e tem economia de 95% em relação ao método convencional. Assim, você pode manter seu carro sempre limpo e ainda fazer a sua parte para preservar o meio ambiente.

Proteja a pintura com a aplicação da cera automotiva

Para que a pintura do seu carro esteja sempre protegida contra danos, é necessária a aplicação de cera automotiva, criando uma camada de proteção que vai facilitar na hora da limpeza de dejetos, resíduos, etc.

Ela também protege a pintura contra os raios UV, o sereno da noite e a água da chuva, criando uma camada impermeável sobre a pintura. Além disso, a cera proporciona brilho à pintura e esconde os micro riscos, dando o aspecto de uma pintura nova.

Para cada cor há uma cera mais apropriada, que trará resultados mais satisfatórios. Para que seja aplicada o tipo de cera apropriado, na quantidade certa e da maneira correta, recomendamos que esta etapa seja realizada por uma oficina especializada. A aplicação da cera pode ser realizada mensalmente, ou, dependendo da cera, pode ser realizada de três em três meses.

Faça a manutenção da pintura do seu carro

A pintura é muito importante para que a lataria de seu carro não enferruje, por isso, é necessário realizar sua manutenção periodicamente. Amassados, furos, riscos, entre outros danos devem ser avaliados para se verificar se a lataria está desprotegida. Nesse caso, deve ser realizado o reparo do dano e a repintura do local, para que volte a estar protegido.

Como vimos, são essas as dicas mais importantes para manter seu carro sempre brilhante e bonito: mantê-lo protegido, limpo, encerado e com a devida pintura. Nunca deixe para depois, pois o dano pode vir a aumentar com o tempo.

Por mais que pareça simples, esse tipo de cuidado, como cuidar da pintura do carro, requer tempo, que é o maior problema dos proprietários. Uma boa opção é confiar o serviço a uma oficina especializada, poupando seu tempo e mantendo seu carro em ordem e bem cuidado.

Venha conhecer os serviços da oficina da Plaza Motors e não tenha mais dores de cabeça!