Blog da Plaza Motors

Como cuidar do carro no verão?

O verão chegou com tudo no Brasil, já emplacando alguns recordes de temperaturas e de chuvas torrenciais. É justamente neste período do ano que a maioria das pessoas aproveita para viajar, passear e curtir a temporada.

 

Mas você sabia que o carro precisa de alguns cuidados especiais nessa época do ano? Confira agora como cuidar de carro no verão!

Cuidados com a pintura

Verão é sinônimo de sol forte, chuva, vento, variações na temperatura e, em alguns casos, maresia. Tudo isso pode afetar a pintura do seu carro. Para evitar que ela se deteriore, alguns cuidados bem simples podem ser tomados.

Procure estacionar na sombra

Dê preferência a lugares cobertos na hora de parar o seu carro, mas evite parar embaixo de árvores. Apesar da aparente contradição, ao estacionar embaixo de árvores, seu carro estará sujeito a receber fezes de pássaros, que são altamente corrosivas.

Uma boa dica para contornar esse problema é levar uma mistura de água com xampu de carro no porta-luvas, junto com uma esponjinha ou pano macio. Assim, ao perceber que seu carro foi “atingido”, é só realizar a limpeza rapidamente, evitando marcas permanentes ou corrosão da pintura.

Lave seu carro com uma frequência maior

O ideal é lavar a cada 15 dias ou até mais, no caso de alguns fenômenos. Por exemplo, se você foi viajar para uma cidade no litoral, é importante lavar o seu carro assim que retornar para evitar os danos causados pela maresia.

Em caso de chuvas muito frequentes, também é interessante realizar a lavagem. Principalmente em cidades grandes, as chuvas são ácidas devido à poluição.

Lembre-se de fazer a cristalização e caprichar na cera para deixar o seu carro com cara de novo!

Cuidados com o interior

A temperatura interna de um carro no verão, em um dia com temperaturas entre 32ºC e 35ºC, pode chegar a mais de 60ºC. Isso ocorre porque a luz solar fica “presa” dentro do veículo.

Além de prejudicar a saúde e o bem-estar dos usuários, temperaturas altíssimas podem danificar algumas peças. Fique atento para as dicas de cuidados com o interior do seu carro no verão!

Proteja os bancos com mantas

A ideia de colocar mantas é que elas absorvam todo o calor que poderia ir para os bancos. Assim, além de evitar que os bancos sejam degradados pelo calor, o conforto será melhorado.

Utilize protetores sombreadores e insulfilme

O insulfilme é o item que a maioria das pessoas utiliza hoje para proteger os carros de raios solares. É possível colocá-lo em todos os vidros, desde que as regras de transparência sejam respeitadas.

Outra boa opção para auxiliar no arrefecimento do carro é a utilização de protetores sombreadores. Eles são protetores com um lado metálico que se coloca na parte da frente e/ou traseira do carro. Essa superfície metálica refletirá os raios solares e ajudará a manter as temperaturas internas do carro um pouco mais baixas.

Não se esqueça do ar-condicionado

Nessa época do ano, o filtro do ar-condicionado costuma acumular mais insetos e impurezas. É importante trocá-lo com uma certa regularidade para que o resfriamento do carro ocorra de maneira adequada e que a saúde de ninguém seja prejudicada.

Cuidado com motor e pneus

Esses são itens que jamais podem ser negligenciados! As altas temperaturas podem ser bastante prejudiciais para a parte mecânica do seu veículo e também para os pneus. Saiba agora como cuidar!

Verifique o líquido do radiador e o óleo

Ambos devem estar no nível correto para garantir temperaturas de trabalho adequadas para o motor. Lembre-se de que o motor pode fundir sob temperaturas muito altas!

Calibre seu pneu com mais frequência

Devido ao calor gerado pelo atrito dos pneus com o asfalto quente, o ar pode escapar. Por isso, a calibração deve ser feita com mais frequência. A recomendação é de que os pneus sejam calibrados uma vez por semana. E não se esqueça de calibrar também o estepe!

Por fim, lembre-se que a manutenção do carro é importantíssima para mantê-lo valorizado. Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e receba mais dicas exclusivas como essa diretamente no seu e-mail!