
Como escolher o óleo de motor adequado para meu veículo?
-
23 de janeiro, 2017
- Dicas
Você sabe como escolher o óleo de motor adequado para o seu veículo? Para esclarecer as dúvidas sobre a função e a importância do óleo para o carro, desenvolvemos esse post com as principais informações que você precisa saber. Acompanhe!
2300
A função do óleo de motor
O óleo é um componente importantíssimo para o bom funcionamento do motor de um carro. Ele é responsável principalmente pela lubrificação das peças, evitando seu desgaste prematuro.
Justamente por diminuir o atrito, o óleo ajuda na dissipação de calor, fazendo com que as temperaturas de trabalho não sejam tão excessivas. Afinal, o calor também pode ser prejudicial para as peças do motor, que podem até se fundir.
E não podemos nos esquecer da função de “agente limpante” que o óleo de motor exerce. Essa substância geralmente possui aditivos que concentram as impurezas, facilitando sua captação pelo filtro.
Intervalo entre as trocas de óleo
É uma dúvida que surge entre muitos motoristas, até porque as informações que são passadas geralmente não convergem. A verdade é que o intervalo entre trocas de óleo é determinado pelo fabricante do veículo e é ele que você deve seguir.
Esqueça o papo dos frentistas de posto ou de vendedores de lojas especializadas: o maior interesse deles é movimentar o estoque, e não necessariamente fazer o melhor para você.
Fica a dica: o intervalo de trocas de óleo sugerido pela maioria das montadoras é de um ano ou a cada 10.000 quilômetros rodados — o que acontecer primeiro. Ou seja, mesmo que você rode muito pouco com o carro, é importante realizar a troca, pois depois de um tempo o óleo perde suas propriedades.
Também é muito importante ficar atento ao nível de óleo, pois alguns carros podem consumir até 1 litro a cada 1000 quilômetros. Além do nível, cheque a cor do óleo, que deve ser próxima do mel.
Classe do óleo de motor
Antes de detalhar como a escolha do óleo de motor deve ser feita, é importante saber como ele se classifica:
Óleo mineral
É feito com os componentes derivados do petróleo. Devido ao seu baixo custo, é o lubrificante automotivo mais utilizado.
Óleo sintético
Como o próprio nome sugere, é obtido por meio de reações químicas controladas, o que garante uma pureza muito maior, porém também eleva os preços.
Óleo semissintético
É uma mistura dos óleos mineral e sintético, em diversas proporções, buscando reunir o que cada um oferece de bom.
A maioria dos fabricantes costuma especificar o tipo de óleo que deve ser utilizado, mas, caso isso não ocorra, fica a cargo do motorista decidir. A dica é escolher o óleo sintético. Vale frisar que não é recomendado misturar óleos de tipo diferentes.
Viscosidade: outro parâmetro fundamental
Isso significa, basicamente, o quão grosso é um fluido — e, portanto, o quanto ele resiste ao escoamento. Escolher um óleo com a viscosidade correta para o seu motor é fundamental, uma vez que, com isso, o carro apresentará melhor rendimento sob rotações mais altas.
A classificação de óleos para viscosidade é feita pela SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos e da Mobilidade). Ela é representada por uma classificação do tipo XWY, onde X é a viscosidade antes do óleo atingir 100ºC e Y é a viscosidade após essa temperatura.
A informação é encontrada no Manual do Usuário, mas, caso você não tenha acesso a essas instruções, é preferível buscar algum com uma faixa mais ampla de viscosidade. Por exemplo: seu carro precisa de um óleo 15W40, mas você não o encontra; então, prefira um óleo com um número menor que 15 e maior que 40 na hora da escolha.
Especificações API
A especificação API é a que vai indicar o desempenho do óleo de motor. Sua classificação é composta por um S (de service station) seguido de uma letra do alfabeto.
Quanto mais avançada for esta letra, melhor é o óleo, pois ele possuirá mais aditivos que auxiliarão na proteção contra corrosão, formação de borras, dispersão, etc. Os parâmetros mínimos dos fabricantes também devem ser seguidos.
E aí, gostou das dicas para escolher o óleo de motor? Então assine nossa newsletter e fique sempre informado sobre as novidades do mundo automotivo!