Blog da Plaza Motors

Conheça 5 equipamentos de segurança essenciais para seu veículo

Houve um tempo em que equipamentos de segurança e itens de conforto disputavam espaço no bolso e na preferência do consumidor na hora de comprar o carro. Mas isso acabou: hoje, diversos dispositivos que tornam o veículo mais seguro são itens obrigatórios, e mesmo os carros mais básicos já contam com itens de conforto de série.

Além de ganhar em conforto e segurança, você ainda pode optar por diversos equipamentos de segurança opcionais para aumentar a sua proteção e a da sua família.

Veja abaixo os 5 principais equipamentos de segurança disponíveis atualmente, sejam de série ou opcionais:

1. Freios ABS

Durante muito tempo os freios ABS (Anti-lock Breaking System) foram restritos aos carros mais caros e luxuosos. Mas a eficiência comprovada do equipamento, que chegou ao país no início dos anos 90, levou o Contran a obrigar as montadoras a adotarem o sistema em todos os carros das suas linhas.

O freio ABS é um equipamento eletrônico que evita o travamento das rodas em frenagens mais fortes. Quando você avista um obstáculo e pisa forte no freio, um sensor aplica uma pequena trepidação das pinças, evitando assim que as rodas dianteiras travem. Com isso você não perde o controle do carro e tem uma frenagem mais rápida, eficiente e em linha reta.Especialmente importante para emergências em pista molhada.

2. AirBag

Assim como o ABS, o Airbag foi considerado obrigatório a partir de 2014. O equipamento era muito popular em países da Europa e Estados Unidos desde a década de 70. No Brasil, chegou aos primeiros carros em meados dos anos 90.

Trata-se de uma bolsa inflável que fica escondida sob o volante, para o motorista, e no painel, para o passageiro. Quando há um impacto mais forte, a bolsa se enche de ar em milésimos de segundo, criando uma proteção instantânea para os ocupantes.

Atualmente, os airbags não estão disponíveis apenas para os ocupantes dos bancos dianteiros. Alguns carros possuem o equipamento em colunas laterais e nas portas, para proteger contra todo o tipo de impacto.

3. ESP

A sigla ESP significa Electronic Stability Program, ou Programa Eletrônico de Estabilidade. O equipamento não é obrigatório, mas está disponível na lista de itens opcionais de vários veículos atuais.

O ESP é um sistema eletrônico que atua no equilíbrio do veículo. Se você entrar em uma curva a uma velocidade maior do que a ideal, o sistema percebe que o veículo pode sair do controle e diminui a velocidade até atingir o equilíbrio do carro novamente.

4. Isofix

Equipamento que vem se tornando muito popular no Brasil, o Isofix é um sistema revolucionário para prender cadeirinhas de bebê no banco traseiro do veículo. Antigamente, as cadeirinhas eram presas apenas com o cinto de segurança do veículo.

O Isofix permite que elas sejam fixadas diretamente na estrutura da carroceria do carro, impedindo que a cadeirinha se movimente no banco ou que se solte em caso de uma batida mais forte.

5. Barras Laterais

Embora não sejam visíveis, as barras laterais são equipamentos importantíssimos para a sua segurança. Tratam-se de estruturas montadas nas laterais do veículo, feitas de material ultrarresistente, que impedem a deformação da carroceria no caso de batidas laterais.

Especialmente eficientes no caso das temidas batidas em T, quando um carro bate com a frente na lateral de outro. Equipamento ainda não obrigatório no Brasil, mas disponível em vários modelos.

E aí, gostou de conhecer esses equipamentos de segurança? Para ficar por dentro de mais dicas como essa, curta a nossa página no Facebook!