Blog da Plaza Motors

Conheça a história da marca Honda

A Honda é uma marca lendária que ocupa o imaginário popular em todo o planeta e reside nos sonhos de milhões de pessoas como objeto de desejo. Sua competência e beleza no universo automobilístico a colocaram num patamar único e falar seu nome é sinônimo de qualidade. Mas embora todos já tenham ouvido falar muito dela, poucos conhecem realmente sua origem e sabem a bela história que está por trás de todo o universo que envolve a marca japonesa. Quer conhecer um pouco mais de como tudo começou? Confira o texto a seguir:

A origem

Tudo começou na cidade japonesa de Hamamatsu, no ano de 1946, quando o jovem Soichiro Honda fundou o então Honda Technical Research Institude, que seria o embrião do que virou o Honda Motor Co. Ltda, que em 1949 fabricou o primeiro protótipo de motoneta da marca. Pouco tempo depois a marca já vendia mais de uma centana de unidades por dia, comprovando o sucesso da empresa em apostar nesse tipo de veículo. Não tardou a criarem novos modelos e ampliarem a carta de opções, estourando no mercado com um número exorbitante de vendas.

A ida para o exterior

Já consolidada no mercado, em 1959 a Honda cria sua primeira unidade no exterior: a American Honda Motor Co, nos Estados Unidos, que adotaram rapidamente o uso de motocicletas e ampliou ainda mais o sucesso da marca.

Os carros Honda

Em 1963, já estabelecida como uma imponente vendedora de motos e presente fora do seu país natal, a Honda se insere no segmento automobilístico com o lançamento do primeiro carro esporte do Japão, o S500. Após o lançamento de outros modelos com boa aceitação, em 1972 ela muda a história automobilística mundial ao lançar o lendário Honda Civic, o maior sucesso da marca até hoje. Posteriormente, nos anos 80, a marca se difunde para mercados promissores e ganha o planeta, atingindo Índia, China, Indonésia, entre outros.

Em 2003 a empresa comemorou a marca de 50 milhões de carros fabricados em todo o mundo, sendo 15 milhões só do Civic, consolidando a Honda como uma potência no mercado automobilístico mundial.

No Brasil

Em 1971 começou a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda., que importava e distribuía os produtos Honda em nossa pátria. Enquanto no início eram apenas motocicletas, o sucesso mundial dos automóveis não tardou a fazer com que, apenas dois anos depois, nos tornássemos importadores dos potentes carros Honda. Em 1997, a empresa adquiriu da cidade de Sumaré, interior do estado de São Paulo, um terreno onde instalou sua primeira fábrica, estreitando ainda mais sua presença no país.  Desde então, é um nome certo na mente das pessoas e objeto de desejo de muitos brasileiros que pensam em conforto e desempenho na hora de adquirir seu meio de transporte próprio.

E essa história continua…

A Honda continua a trilhar os caminhos do sucesso, mantendo o padrão de qualidade e sempre inovando em tecnologia. Ela participa de diversos campeonatos motorizados, como Formula 1, Formula Indy e Moto GP. Seus números não param de crescer, tendo hoje aproximadamente 170 mil funcionários em todo o mundo. E você, quer fazer parte dessa história? Corra pra concessionária e adquira seu veículo Honda!