Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Conheça os principais cuidados ao volante na chuva

Você sabia que o risco de acidentes aumenta em até 30% quando se dirige sob chuva? Isso mesmo, o dado é da Polícia Rodoviária Federal. Como o controle do carro fica mais complicado na pista molhada, a chance de um acidente múltiplo, com vários veículos envolvidos, também aumenta.

Por isso, dirigir sob chuva requer cuidados extras e mais perícia do motorista. A pista se torna mais escorregadia, a visibilidade diminui e a possibilidade de manobra fica reduzida, com maiores riscos. Antes de dirigir na chuva, você precisa conferir se o carro está em condições de tráfego.

O que deve ser checado:

  • Pneus devem ter as ranhuras, pois os lisos facilitam as derrapagens;
  • Limpadores de para-brisa devem apresentar palhetas em boas condições;
  • Faróis: todos devem estar com as lâmpadas funcionando.

Portanto, é preciso ter cuidado! Confira, agora, algumas dicas para você dirigir com segurança na pista molhada. Elas valem tanto para quem está dirigindo em estrada quanto na cidade:

As primeiras ações

Assim que começar a chover, você já deve tomar algumas precauções, portanto, reduza a velocidade. O óleo presente na pista é liberado pelos primeiros pingos, o que aumenta a possibilidade de derrapar. Além disso, na chuva, os pneus ficam menos aderentes ao pavimento, o que aumenta o tempo de frenagem — isso faz com que os riscos de uma batida no carro da frente aumentem

Ligue os limpadores de para-brisa, mesmo se a chuva não for muito forte. Eles ajudam a melhorar a visibilidade comprometida pela água. Além, disso, feche os vidros e ligue o ar-condicionado. Se o seu carro não tiver o aparelho, deixe uma fresta da janela aberta, para evitar o embaçamento. Preste atenção no vidro traseiro e ligue o desembaçador sempre que necessário. Cuidado com poças d’água. Elas podem esconder buracos, que danificam pneus e suspensão.

Se a chuva estiver forte

As chances de aquaplanagem aumentam devido ao acúmulo de água nos desníveis da pista. Os pneus perdem contato com o solo e o motorista fica sem controle do carro. Quando isso acontecer, tire o pé do acelerador e não freie. Segure firme o volante até os pneus voltarem a ter aderência.

Acenda o farol baixo ou de neblina, para melhorar a visibilidade e fazer com que seu carro seja visto por outros. Tente trafegar pelas pistas centrais, que são mais altas. Assim, você consegue escapar de poças de água e diminui a chance de uma aquaplanagem. Evite ultrapassagens e freadas bruscas. A chuva dificulta a direção para todos os motoristas. Quanto menor o risco a ser oferecido, mais tranquila será sua viagem.

O que não deve ser feito:

  • Nunca ligue o pisca-alerta. Ele só deve ser usado no acostamento;
  • Nunca dirija com velocidade abaixo do mínimo permitido, de acordo com as condições da pista — segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a velocidade mínima corresponde à metade da máxima permitida no trecho;
  • Não trafegue pelo acostamento. Se tiver que parar por pane ou problema de segurança, ligue o pisca-alerta.

Se você enfrentar um alagamento ou chuva de granizo

No caso de enchente, não há muito o que ser feito. O melhor é sair do veículo assim que a água atingir a parte inferior da porta. Se você permanecer no carro, ele boiará. Além disso, quando a água subir mais, ficará mais difícil para você deixar o veículo, pois a porta terá mais resistência. Já na situação de granizo, a melhor opção é estacionar em local seguro e esperar que a chuva pare.

E então, você ficou com alguma dúvida sobre que cuidados tomar com a direção em períodos chuvosos? Escreva para nós através dos comentários e não deixe de agendar seu serviço e garantir que o seu veículo esteja em plenas condições para enfrentar essas condições adversas!

Acompanhe a Plaza Motors também pelas redes sociais Instagram e Facebook!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também