Blog da Plaza Motors

Conheça os tipos de seguro para carros e veja qual o ideal para você

Imprevistos ocorrem a todo instante e podem causar grandes impactos negativos, sobretudo no seu orçamento. Quem quer se livrar da possibilidade de ser surpreendido deve se prevenir, e é exatamente para isso que existem os seguros! Se você tem um carro ou pretende comprar um em breve, é importante saber que ter um seguro é indispensável para que você não se preocupe tanto caso uma situação fora de seu controle, como um furto ou uma batida na estrada, aconteçam. Que tal conhecer os tipos de seguro para carros e descobrir quais se encaixam mais em seu perfil? Continue lendo nosso post!

 

Entenda os variados tipos de seguro para carros

Existem, basicamente, dois tipos principais de seguros para carro: o que cobre incêndio e roubo e a cobertura compreensiva. Cada uma dessas modalidades possui características específicas e que devem ser levadas em consideração antes da contratação. Confira como funciona cada tipo e saiba qual deles é mais adequado para o seu caso:

Incêndio e roubo

Como o próprio nome indica, o seguro para carros do tipo incêndio e roubo cobre apenas os casos em que o carro pega fogo ou é roubado — normalmente, através de assalto. O furto, que ocorre quando o motorista não está presente, também é coberto. Logo, esse tipo de seguro cobre os casos de incêndio, explosão, raio e roubo ou furto total.

Esse seguro é ideal para quem não quer pagar muito, não usa muito o carro ou pretende fazer apólices complementares. Além disso, dentro dessa opção também existem duas modalidades para a indenização integral: valor de mercado referenciado ou valor determinado.

No caso do valor de mercado referenciado, a indenização integral proveniente de um sinistro mais grave possui um valor encontrado em uma tabela de referência sobre o preço do veículo. Já no caso de valor determinado, pode ocorrer a indenização integral ou a avaliação de dano parcial, com incidência de franquia. Caso haja uma indenização integral, entretanto, o valor é fixo e estipulado em contrato.

Cobertura compreensiva

O seguro para carros com cobertura compreensiva possui uma proteção maior e inclui os principais problemas que podem ocorrer com o carro. A cobertura inclui, entre outros acontecimentos, colisão, derrapagem, capotagem, alagamento por água doce, enchente e inundação, danos praticados por terceiros, dano por carga transportada ou quando o veículo estiver sendo transportado, incêndio, explosão e roubo ou furto total ou parcial. Assim, é possível receber cobertura em caso de roubo de partes do veículo.

Esse tipo de seguro também oferece a escolha entre valor de mercado referenciado ou valor determinado e é indicado para quem quer segurança total para seu veículo.

Observe as coberturas adicionais

Quem deseja ainda mais segurança pode também contratar os pacotes que têm coberturas adicionais para o seguro. Dentre os principais, estão os que incluem cobertura para acessórios e para vidros, assistência 24 horas e carro reserva.

Já quem usa o veículo para trabalhar pode contratar o pacote de lucros cessantes, em que, em caso de perda, roubo ou dano ao automóvel, o motorista recebe o valor das diárias de trabalho, estabelecido em contrato, até que o veículo seja consertado ou que a indenização seja paga.

Agora que você conhece as espécies de seguro para carros, ficará muito mais fácil encontrar a opção perfeita para suas necessidades. Como você tem protegido seu carro? Qual é sua experiência com seguros? Participe comentando sobre o tema!