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Coxim do motor: saiba identificar problemas

A peça é um dos principais componentes do veículo e, por isso, conhecer sua função, localização e possíveis danos, pode ser essencial quando não há um mecânico por perto. Acompanhe esta leitura e saiba mais! 

O que é e onde fica o coxim do motor? 

Uma vez que essa peça é composta, na maior parte dos carros, por liga metálica, borracha e vinil, ela impede a trepidação do motor, pois é capaz de provocar isolamento acústico e vibratório. Logo, não é difícil identificar quando o coxim está com problema, pois sem ele há ruídos e desconforto durante o percurso desenvolvido com o automóvel. Localizado entre o motor e a lataria, o coxim garante estabilidade e impede que a movimentação prejudique esta última.  

É importante lembrar que existem outros tipos de coxim em diferentes pontos do veículo que possuem a mesma função. 

Sintomas de troca 

O desgaste ao longo do tempo pode fazer com que o coxim do motor resseque. Dessa forma, rachaduras surgem trazendo problemas durante o funcionamento do motor. 

Portanto, fique atento (a) aos seguintes sintomas: 

– O motor, manopla do câmbio e/ou o assoalho vibram excessivamente mesmo quando o carro está parado; 

– Há dificuldade ou resistência ao engatar marchas; 

– Ao arrancar, o motor produz um barulho mais alto do que o normal; 

– Ocorre a quebra da junta homocinética; 

– A alavanca do câmbio balança excessivamente ao arrancar ou frear. 

Qual a durabilidade comum? 

O período para a troca do coxim do motor pode variar, uma vez que depende da frequência de utilização do automóvel. Porém, de modo geral, estima-se que a substituição deve ser feita a cada três anos. 

Além da periodicidade de uso do veículo, há outros fatores que podem contribuir para um desgaste mais rápido da peça, como acelerações violentas nas arrancadas simples de sinal e passagens bruscas por lombadas e buracos, por exemplo. 

Evitando o desgaste do coxim do motor 

Alguns hábitos durante a condução do veículo podem contribuir para a vida útil desse componente: 

– Como mencionado acima, evite acelerar de forma brusca, principalmente em saídas inclinadas; 

– Evite a instalação de suspensões esportivas que fiquem com altura menor em relação ao solo; 

– Conduza na velocidade recomendada para a condição da rua ou rodovia. 

Assim, o ideal é manter as condições projetadas pela fábrica do seu veículo como, por exemplo, o kit de suspensão. 

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