Blog da Plaza Motors

Dicas para dirigir em dias de chuva

Novembro é um mês que traz muitos dias de chuva, especialmente para os clientes da Plaza Motors que moram em Brasília. Separamos algumas dicas importantes para que você possa enfrentar esses momentos com mais segurança. Confira!

Fique de olho no limpador do para-brisa

Se você ficou um tempo sem usar esse componente essencial do seu veículo, agora é a hora de verificar seu estado de conservação. Se as palhetas estiverem ressecadas, substitua por outras que tenham as dimensões originais. 

Dirigir em dias de chuva com essa peça danificada, além de ser altamente arriscado para você e seus passageiros, é uma ação grave que pode gerar multa e apreensão do veículo, segundo o artigo 230 (inciso XIX) do Código de Trânsito Brasileiro. 

Cuidado com os pneus 

Os sulcos dos pneus precisam estar em ótimas condições, porque são eles que evitam a aquaplanagem ao escoar a água e impedem o fácil deslize do carro sobre o asfalto molhado. 

Sobre faróis e luz alta… 

Ao dirigir em dias de chuva, acenda os faróis mesmo quando estiver claro. Isso fará com que o seu carro fique mais visível para os demais motoristas. Inclusive, trafegar com os faróis desligados durante condições climáticas desfavoráveis (como a chuva forte e neblina) é uma infração de nível médio. 

Não acione a luz alta, porque ela atrapalha a visão dos motoristas que estão vindo na direção contrária. 

Use recursos para aumentar a visibilidade 

Além de acionar o limpador do para-brisa, ligue o desembaçador traseiro. Conte também com o ar-condicionado, porque, ao direcionar sua saída de ar para o vidro, ele retira a umidade do interior do carro, o que desfaz o embaçamento dos vidros. 

Para quem não possui ar-condicionado, há outras duas boas alternativas: ligar o sistema de ventilação e abrir um pouco o vidro para permitir a circulação de ar.

Aquaplanagem

Este é um fenômeno em que os pneus não são capazes de remover a lâmina d’água e o carro perde o contato direto com o asfalto, o que torna a situação propícia para derrapagem. 

Ao sentir que perdeu esse contato, segure firmemente o volante com as duas mãos sem virá-lo, tire o pé do acelerador e não freie. 

Além de seguir nossas dicas para dirigir em dias de chuva, faça uma revisão das peças e acessórios do seu Honda na Plaza Motors e garanta sua segurança! 

Acompanhe nossas redes sociais:  Instagram| Facebook.