Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Direção defensiva: você pratica?

O trânsito no Brasil é um dos que mais causam mortes e acidentes em todo o mundo. Estatísticas recentes colocam o país no 4º lugar em relação ao número absoluto de mortes decorrentes de acidentes no trânsito, perdendo apenas para China, Índia e Nigéria. No Brasil, morre-se mais no trânsito do que de câncer, para se ter uma ideia. Do total de mortos em acidentes de transporte, normalmente em torno de 40% são jovens com idade entre 18 e 35 anos.

Mas as investigações também indicam que quase a totalidade dos acidentes de trânsito é causada por erro ou negligência humana, o que inclui situações em que o motorista dirige ao mesmo tempo em que usa o celular, dirige embriagado, conduz o veículo colado ao carro à sua frente, ou dirige acima da velocidade permitida na via. E é aqui que entra a direção defensiva. Você sabe dizer o que é e como ela poderia ajudar a diminuir esses números tão assustadores? Para entender um pouco mais sobre este termo, continue lendo o nosso artigo!

O que significa direção defensiva?

Basicamente, a direção defensiva diz respeito a um conjunto de ações que o motorista precisa cumprir com o intuito de prevenir ou minimizar situações de risco no trânsito. Parte da noção de que uma parte considerável de acidentes no trânsito possui origem nos deslizes humanos relacionados à negligência, imperícia ou imprudência dos condutores dos veículos. Afinal, se o motorista conservar uma postura ativa e vigilante na direção e antecipar certas situações, será capaz de evitar inúmeras ocorrências que levem a sinistros variados, como colisões com outros veículos, derrapagens ou atropelamentos.

Em que se fundamenta a direção defensiva?

Conduzir de maneira preventiva envolve diversos fatores, de modo que a direção defensiva acarreta cinco grupos de princípios, e o condutor precisa conhecê-los: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação. O primeiro grupo envolve o domínio das informações das leis de trânsito, o veículo e as condições adversas com as quais se pode deparar ao dirigir.

A atenção se refere ao permanente estado de alerta que o condutor deve manter em relação aos outros motoristas, pedestres, animais e eventuais condições adversas. A previsão está relacionada à adequada antecipação de situações desfavoráveis, de modo que haja tempo para agir e evitar o pior. A habilidade é a destreza requerida para a prática da condução e a ação significa estar de prontidão para fazer as manobras necessárias para evitar acidentes, mortes e ferimentos no trânsito.

Como a direção defensiva acontece na prática?

No Brasil, a Resolução 168/2004 passou a exigir que todos os motoristas passem por cursos de direção defensiva e de primeiros socorros por ocasião da renovação ou obtenção da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Desta forma, os condutores habilitados rapidamente passarão a suprir o primeiro dos princípios que norteiam a direção defensiva: o conhecimento.

Já cientes de todos os pontos mais relevantes para a prevenção de acidentes e das melhores condutas no trânsito, os motoristas já teriam boas condições para colocar em prática o que a cartilha de direção defensiva disciplina, a fim de evitarem-se os riscos e criar mais segurança nas vias de grande circulação.

Agora que você já conhece os princípios da direção defensiva, tudo pronto para adquirir seu próximo Honda? Fique de olho nas nossas ofertas, elas estão imperdíveis!

Acompanhe a Plaza Motors também pelas redes sociais Instagram e Facebook!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também