Blog da Plaza Motors

HR-V: conheça o Honda que caiu no gosto dos brasileiros

O Honda HR-V é um fenômeno de vendas. Desde seu lançamento, o japonês assumiu a ponta desbancando seus concorrentes sem esforço. A média mensal de vendas é de quase 5.000 unidades, dando um chega pra lá na crise que passa longe da Honda. A montadora trabalha a todo vapor recebendo, inclusive, reforço de sua unidade argentina para suprir a demanda pelo novo SUV da marca. Mas o que torna o HR-V tão especial a ponto de ser um sucesso instantâneo e desejado pelo brasileiro? Confira!

Itens de série

O HR-V além de um design muito bem acertado é um carro completo desde sua versão mais básica. Além dos obrigatórios duplos airbags frontais (mais dois laterais na versão ELX) e freios ABS, todas as versões contam com controle de tração e estabilidade (VCA), assistente de partida em rampa (HSA), freio a disco nas 4 rodas, rodas de 17 polegadas (exceto versão LX MT), freio de estacionamento eletrônico, lanternas de mudança de direção na traseira em LED, direção elétrica, ar-condicionado, alarme, vidro elétrico nas 4 portas, retrovisores elétricos, sistema de som integrado com bluetooth (HFT- Hands Free Telefone), entrada USB e 4 autofalantes, entre outros itens.

Versões

O modelo inicia na versão LX, com câmbio manual (presente somente nessa versão) com preços a partir de R$71.900. Essa versão pode ainda ser equipada com roda de liga leve de 17 polegadas e câmbio automático do tipo CVT, saindo por R$77.400. A versão intermediária é a EX com preços a partir de R$82.400,00, disponível somente com câmbio CVT e, além de todos os itens da versão LX, acrescenta sistema de som com tela de LCD de 5 polegadas, faróis de neblina, câmera de ré, volante com comandos multifuncional, barra longitudinal no teto e seta nos retrovisores. Por fim, a cereja do bolo é a versão EXL, com preço sugerido de R$90.700. Como destaque, essa versão apresenta airbags laterais para mootorista e passageiro dianteiro, ar-condicionado digital, central multimídia touchscrean de 7 polegadas, GPS, bancos com padrão (algumas partes em materila sintético de alta qualidade) além de retrovisores externos com rebatimento elétrico e função tilt down. Essa versão dispõe ainda de borboletas atrás do volante para trocas de marchas, com o câmbio simulando 7 marcha virtuais. Os preços aqui expressos são base setembro 2015 e com pintura sólida (Branco Taffetá Sólido) e já contemplam o frete.

Comportamento dinâmico

Um dos grandes trunfos do HR-V é seu prazer de dirigir. Diferentemente de outros SUV’s, que têm um comportamento dinâmico menos estável do que um sedan, o HR-V tem uma dirigibilidade semelhante a do Honda Civic, com um acerto de suspensão mais voltado para conforto, porém sem deixar a desejar em estabilidade. O motor é basicamente o mesmo 1.8 16V i-VTEC do Civic LXS, em todas as versões, com uma pequena diferença de calibração. O propulsor entrega 140 e 139 cavalos de potência com gasolina e álcool, respectivamente. Diferentemente da maioria carros flex, ele possui mais potência na gasolina. Seu desempenho é bom para seu peso médio de 1.270kg em ordem de marcha destacando-se entre os melhores de sua categoria.

Economia de combustível

Mesmo com bom desempenho, o modelo tem um ótimo consumo de combustível percorrendo 7,1km/l e 8,5km/l com etanol, e 10,5 e 12,1km/l com gasolina na cidade estrada respectivamente, segundo o INMETRO. Dessa forma, o modelo foi classificado com nota máxima, “A”, na sua categoria. O HR-V CVT é o automático flex mais econômico entre os SUV’s compactos automáticos e, mesmo assim, consegue ser até mais econômico do que praticamente todos seus concorrentes diretos.

Espaço interno

O grande trunfo do HR-V é reunir o que mais importa nessa categoria em um único veículo. Desempenho, economia, segurança e, claro, espaço interno. Com distância entre eixos de 2,61 m, e comprimento total de 4,29 m, o HR-V é um veículo fácil de estacionar e manobrar no dia a dia das grandes cidades, e oferece muito espaço interno para todos os ocupantes, tanto para as pernas e ombros bem como na altura. O modelo conta ainda com o sistema ULT, herdado do Honda Fit, que possibilita diversas configurações dos bancos do carro para obter melhores espaços para transportar objetos grandes ou compridos. É possível rebater os bancos de maneira inteligente para criar um grande espaço com piso praticamente plano. Por fim, seu bagageiro acomoda até 437 litros com os bancos traseiros não rebatidos, sendo 6 litros de espaço útil abaixo da tampa do assoalho. Um dos melhores da categoria.

Você já conhece o HR-V pessoalmente? Aproveite para visitar a Plaza Motors e veja todos os detalhes do modelo. Faça um test drive e entenda na prática o sucesso do veículo! Enquanto isso, confira mais informações clicando aqui.