Blog da Plaza Motors

Novas leis de trânsito: veja o que é mito e o que é verdade

Novas leis de trânsito já estão em vigor e, para os motoristas que não estão inteirados no assunto, as novidades podem parecer ainda mais confusas do que dirigir veículos cujo lado do motorista se encontra no habitual lugar do passageiro.

Isso porque existe muita desinformação sobre as novas leis e, com a facilidade de propagação de mitos na internet, o acesso às mudanças na legislação ficou confuso. Por conta disso, preparamos um guia rápido e prático sobre o que é mito e o que, de fato, faz parte das novas leis de trânsito e que já estão em vigor. Confira!

Os mitos que circularam em alta velocidade

Entre as mentiras que mais têm repercutido na internet está a de que a habilitação é cancelada automaticamente após 30 dias do seu vencimento. Na verdade, nas novas leis de trânsito está proposto que o condutor faça um curso ou prova de atualização, caso a sua carteira de motorista esteja vencida há mais de cinco anos.

Outro mito relata uma taxa de R$1,2 mil para renovar a habilitação. Aqui, não há nada de novo nas leis de trânsito, inclusive. Os órgãos responsáveis apenas apontam que os condutores paguem as taxas já existentes para a renovação do documento.

Por fim, um dos mitos mais populares, e que ganharam força no “boca a boca virtual”, foi um referente aos extintores de incêndio. Espalhou-se o boato de que seria aplicada uma multa aos motoristas que protegessem o extintor do seu veículo em um saco plástico.

Na realidade, a obrigatoriedade do item de segurança no veículo existe, mas nada diz respeito a protegê-lo — ou não — com um saco plástico.

O que realmente faz parte das novas leis de trânsito

No cruzamento de mitos e verdades, selecionamos as efetivas mudanças ocorridas e que fazem parte das novas leis de trânsito que entraram em vigor em 2016, São elas:

  • É obrigatório, agora, o uso de simuladores nas autoescolas, em um total de cinco horas de simulação para os alunos que estiverem tirando a sua habilitação;
  • Os freios ABS se tornaram uma exigência, também, em ao menos 10% dos modelos de motos zero km;
  • Ocupantes irregulares, flagrados em vagas para idosos e deficientes físicos, também vão arcar com uma legislação mais rígida, pagando uma taxa de R$127,69, além do reajuste nos pontos aplicados na carteira: de três para cinco pontos;
  • Infratores que transitarem em faixas exclusivas para táxis e ônibus recebem, com as novas leis de trânsito, multa considerada gravíssima, em flagrante, com apreensão do veículo.

A importância de conhecer as novas leis de trânsito

Com os mitos separados das verdades, dá para ter uma boa ideia da quantidade de informação irreal que corre rapidamente pela internet e permite uma série de confusões.

Por isso, conhecer as novas leis de trânsito é tão importante. Além de garantir que os condutores sigam o seu caminho com mais segurança e bem-estar, também ajuda a evitar descuidos que saem caro na habilitação e nas despesas mensais. Vale se atentar às mudanças para não cometer nenhum deslize no percurso.

E você, tem alguma dúvida sobre as novas leis de trânsito? Deixe seu comentário!