Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

O que fazer após perder a chave do carro?

Com a diversidade de modelos, o motorista fica em dúvida sobre o que fazer quando a chave do carro é perdida. Aprenda os procedimentos com este post!

Tipos de chave

Atualmente, diferentes tecnologias são empregadas na chave do carro para aumentar a segurança do proprietário. Por isso, também existe uma variedade de chaves no mercado, sendo as mais conhecidas: 

  • Chave comum: neste tipo, não é empregada nenhuma tecnologia para evitar o furto. Bem parecida com as outras chaves do nosso dia a dia, ela pode ser copiada facilmente pelo chaveiro.  
  • Chave presencial: com recursos tecnológicos bastante avançados, a chave presencial funciona apenas com a aproximação e, por isso, os carros que possuem esse tipo não possuem entrada para a sua inserção. Elas possuem Bluetooth ou Wi-Fi que liberam a abertura do veículo quando o proprietário está a menos de um metro de distância.
  • Chave canivete: a chave canivete é acoplada numa caixa plástica que contém as teclas do alarme do carro. Ela pode ser codificada ou não (neste último caso, pode ser copiada pelos chaveiros). 
  • Chave codificada: neste caso, a codificação é única para aquele veículo ao qual ela pertence e é feita a partir da inserção de um chip transponder. Ao comprar o carro, o proprietário recebe todas as informações sobre a sua identidade. 

O que fazer ao perder a chave do carro?

Como mencionado no tópico anterior, a chave comum pode ser feita pelo chaveiro, já que elas apresentam dentes e frisos semelhantes a outras chaves convencionais.  

Para quem perde a chave do carro codificada, a situação é um pouco mais complexa e a ida a um chaveiro comum não resolve o problema. O proprietário deve procurar um chaveiro automotivo especializado ou a concessionária para que eles possam fazer uma leitura dos códigos da chave do carro e de suas senhas. O tempo para entrega da nova chave pode variar entre 10 e 30 dias. 

No caso do tipo presencial, o mais recomendado é procurar a concessionária, porque, muitas vezes essas chaves só podem ser reproduzidas pelas autorizadas da montadora. Um software será usado para quebrar o código dos sensores do veículo possibilitando a reprogramação. 

Por fim, no caso da chave canivete, deve ser observado se ela é codificada ou não. Se não, o proprietário pode seguir o procedimento da chave comum. Mas, se ela for codificada, o passo a passo é o descrito há pouco para esse tipo. 

Prevenção

Muitos motoristas mantêm o hábito de deixar a cópia da chave do carro guardada dentro do próprio veículo. O correto é deixá-la bem guardada em casa ou com algum amigo ou familiar de confiança. 

Além disso, nos casos em que a recuperação é mais cara, como as chaves presencial e codificada, pode ser interessante incluir a substituição das chaves na apólice do seguro. 

Agora que você já sabe o que fazer após perder a chave do carro, leve o seu Honda apenas a profissionais de confiança. Fale conosco e conheça os serviços autorizados da Plaza Motors

Conheça nossos perfis: Facebook | Instagram 

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também