Blog da Plaza Motors

Os 5 maiores perigos do combustível adulterado para o seu carro

Você está precisando abastecer o carro, avista um posto na avenida, acha o preço do combustível muito mais barato que a média. À primeira vista, você está economizando, porém, pode ser que você tenha sido vítima do combustível adulterado, e é então que a famosa frase “o barato pode sair caro” vem à tona.

Mas você sabe quais são esses perigos que seu carro e o seu bolso correm ao abastecer em um posto não confiável? Neste artigo, você vai conhecer os principais problemas de utilizar o combustível adulterado no seu veículo. Continue sua leitura e saiba por que é importante abastecer em um posto de confiança!

Entupimento da bomba de combustível

O uso regular de gasolina ou álcool adulterados pode causar o entupimento da bomba de combustível. Esse item é responsável por levar o combustível ao motor para que a partida seja dada.

O abastecimento com material de má qualidade força o motorista a dar a partida diversas vezes no carro até que ele pegue, podendo chegar um momento em que o automóvel deixe de responder ao comando da chave na ignição.

Gastos excessivos

Os postos que vendem combustível fora dos padrões podem oferecer preços sedutores e gerar uma falsa impressão de economia. Mas a realidade é totalmente diferente, já que essa prática pode reduzir o desempenho do carro quando a octanagem da gasolina é baixa (quanto menor a octanagem, menor será a resistência do combustível à detonação).

Uma gasolina de baixa octanagem, além de ter um desempenho pior que vai gerar maior gasto em combustível, pode prejudicar o funcionamento do motor, diminuindo sua potência e causando um barulho estranho, além de prejudicar diversas  outras partes do veículo, fazendo você gastar mais na hora da revisão ou até antes dela.

Entupimento dos bicos injetores

Os carros que têm injeção eletrônica podem sofrer ao receber gasolina e álcool adulterados. Essa prática pode entupir os bicos injetores, que têm orifícios minúsculos, os quais podem ser parcialmente ou totalmente obstruídos por quaisquer impurezas, resultando em falhas no motor e comprometendo o desempenho do automóvel.

Acúmulo de resíduos no motor

Ao queimar o combustível de má qualidade, alguns resíduos acabam sendo acumulados no motor, impedindo que suas peças móveis façam o trabalho de articulação para o bom funcionamento do carro. O motor precisa estar funcionando perfeitamente para garantir a segurança de todos os passageiros e dos outros carros, afinal, qualquer falha que  o carro apresente durante o tráfego pode ser perigosa.

Também é importante lembrar que o conserto do motor é a parte mais cara no que diz respeito ao reparo do carro, colocando em questão mais uma vez a economia e os gastos desnecessários com consertos que precisam ser feitos devido ao uso de combustível adulterado.

Problemas nas velas e no catalisador

O consumo do combustível adulterado também pode prejudicar as velas e o catalisador. Os problemas nesses itens do veículo resultam em um maior gasto de combustível. O catalisador ajuda a converter os gases poluentes, portanto, o uso de gasolina ou álcool de qualidade duvidosa pode, além de tudo, ser prejudicial ao meio ambiente.

Como podemos notar, o uso de combustível adulterado pode trazer muito mais prejuízos do que uma economia aparente. A dica é tentar sempre abastecer no mesmo posto, que seja de sua confiança e, de preferência, que possua alguma bandeira e que esteja com os testes de qualidade em dia. Você também tem o direito de pedir para que o teste seja realizado na sua frente, quando quiser. É importante, também, desconfiar de preços excessivamente baixos, principalmente se você estiver viajando e precisar abastecer em algum local desconhecido.

Ainda tem alguma dúvida sobre combustíveis adulterados? Tem alguma experiência que gostaria de compartilhar conosco? Deixe sua opinião no espaço abaixo!