Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Quais são as melhores datas do ano para comprar um carro?

Saber escolher qual o melhor momento para adquirir um veículo pode resultar em uma grande economia de dinheiro para os consumidores. Afinal, são diversos acontecimentos no mercado ao longo do ano que afetam diretamente a oferta, a procura e os preços.

Portanto, existem datas e períodos vantajosos para conseguir um bom desconto. Então, o que fazer para planejar a época correta? Veja, neste post, algumas dicas de como fazer ótimos negócios na hora de comprar um carro.

Períodos para pesquisar

No final do ano

Normalmente, o momento que o consumidor aguarda quando vai comprar seu veículo é o fim do ano — destaque para o período de setembro a dezembro.

Os principais fatores que levam a essa decisão são os seguintes:

  • queda do interesse dos consumidores, que se preparam para arcar com os custos das férias e festas de fim de ano — como os preços são sensíveis à demanda, eles tendem a diminuir;
  • décimo terceiro salário, que incentiva os clientes a realizarem novos investimentos;
  • as montadoras começam a lançar e vender os novos modelos do próximo ano. Para que os veículos do ano vigente não se acumulem no estoque, as concessionárias tendem a oferecer melhores condições de pagamento, promoções e descontos.

O comprador deve estar ciente de que, em algumas situações, o modelo do ano corrente não será mais fabricado (saindo de linha). Portanto, é normal haver redução em seu valor de mercado.

No início do ano

Um período também favorável para avaliar os preços de um veículo é o início do ano, especialmente durante os meses de janeiro e fevereiro.

Isso acontece porque costuma ocorrer a desaceleração geral do mercado, um momento de pós-festas e férias. Além disso, o orçamento das pessoas será destinado a gastos como:

  • IPTU;
  • IPVA e taxas de licenciamento;
  • matrículas de escolas e cursos.

Nesse período, com a diminuição das vendas automotivas, será um bom momento aos interessados em negociar descontos com os vendedores de lojas e concessionárias.

Nos finais de mês

Durante o ano, os períodos relativos ao final de cada mês são grandes oportunidades para fechar compras. O principal motivo é o regime de trabalho por metas dos vendedores.

Além dos objetivos anuais, eles também podem carregar metas mensais. Nesse caso, uma venda concluída será satisfatória para o profissional que trabalha na empresa (cumprindo, assim, suas atribuições) e, principalmente, para o consumidor — que terá um maior poder de negociação durante o processo.

Momentos de promoção

Saldões e Black Friday

Como as montadoras estruturam objetivos de venda, as concessionárias precisam atingir as metas. Dessa forma, vários negócios são fechados nas últimas semanas do mês.

Durante esse período, é colocada à venda a quantidade de unidades não negociadas, com o objetivo de cumprir a meta estipulada. Essas unidades apresentam uma maior margem de negociação, possibilitando conceder descontos de última hora para os clientes.

Feirões

Muitos interessados aproveitam a oportunidade de utilizar seu usado para comprar um carro novo nos feirões. Os veículos são negociados com prazos e condições especiais, com o objetivo de atender a demanda da melhor maneira possível.

As lojas desejam diminuir o estoque de produtos pelo fluxo de vendas. Assim, na hora de fechar o negócio, oferecem bônus especiais como acessórios no carro, melhores condições de pagamento e brindes personalizados.

IPVA e emplacamento

No segundo semestre de cada ano, as montadoras costumam oferecer um grande atrativo para o consumidor: o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Esse imposto varia conforme as leis do estado. Normalmente, custa entre 2,5% e 4% do valor do veículo. Acompanhado do emplacamento, são atrativos que garantem sucesso para as concessionárias e satisfação dos clientes.

Conforme vimos, existem diversas maneiras e períodos de avaliação do automóvel desejado antes de fechar negócio. As altas e baixas nos preços são determinadas pela demanda dos interessados e as condições de mercado das montadoras. Por isso, é importante ficar atento às melhores ofertas ao longo do ano.

Representando a Honda Automóveis do Brasil no Distrito Federal desde 2009, a Plaza Motors é uma das mais completas concessionárias Honda, com tecnologia em serviços voltados à performance automobilística. Entre em contato com a empresa, conheça nosso time e venha fazer negócios em uma das maiores do Brasil.

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também