Blog da Plaza Motors

Quando devo trocar as pastilhas de freio? Saiba aqui!

As pastilhas de freio estão presentes em veículos de duas ou quatro rodas. Normalmente, são instaladas na ponta do sistema de freio e têm como função frenar seu carro com segurança. No entanto, poucos motoristas sabem quando é o momento ideal para trocá-las e quais são os sinais que indicam que a peça não poderá ser mais utilizada. Isso é um problema sério, afinal, as pastilhas precisam estar em forma para não falharem nos momentos que você mais necessita.

Quer ficar por dentro dos cuidados que você deve ter com as pastilhas de freio? Então confira algumas dicas no texto a seguir!

Como as pastilhas de freio se desgastam

As pastilhas são responsáveis por fazer as rodas do carro pararem. Elas fazem isso através do contato com o disco de freio, e sua duração está diretamente relacionada à forma de uso.

Para que você entenda melhor, imagine a seguinte situação: José mora em uma cidade grande como, por exemplo, Belo Horizonte. Para ir ao trabalho ou à faculdade, ele precisa frear o seu veículo constantemente em engarrafamentos, cruzamentos ou sinais fechados. Esse tipo de atitude faz com que as pastilhas de freio sejam gastas em menos tempo. Portanto, se você tem uma rotina semelhante ao do José, não se esqueça de avaliar como está o sistema de freio do seu veículo quando você for fazer a revisão!

O recomendável é verificar a situação das pastilhas de freio a cada 10 mil quilômetros rodados.

Sinais de que as pastilhas precisam ser trocadas

Além da verificação periódica, há alguns sinais que indicam para o motorista quando as pastilhas de freio precisam ser substituídas. Um deles é quando o veículo demora muito tempo para frear ou quando você percebe que o pedal está ficando mais frouxo. Além disso, se você ouvir ruídos incomuns no momento da frenagem, fique atento. Nesse caso, o desgaste da peça é tão grande que a plaqueta do freio já pega no disco, podendo danificá-lo e requerer sua substituição também.

Como fazer as pastilhas de freio durarem mais

Há várias dicas bastante interessantes para você conseguir manter as pastilhas de freio em boas condições e, além disso, aumentar a sua vida útil:

  • Como para todas as outras partes do seu veículo, utilize somente peças que são indicadas pelas montadoras.
  • Evite também freadas bruscas constantes, pois, esse tipo de atitude irá reduzir a vida útil das suas pastilhas.
  • Para manusear uma pastilha de freio nova, recomendamos que você lave as suas mãos. Isso é muito importante, pois evita que você contamine o material de atrito com óleo ou graxa.
  • Algumas pastilhas têm desenhos iguais, no entanto, as suas formas de aplicação podem ser diferentes. Não se esqueça desse detalhe porque a aplicação incorreta traz consequências negativas para o seu veículo, como ruídos, aquecimento do sistema de freios, travamento das rodas, baixa eficiência durante o momento da frenagem e perda de garantia.
  • O ideal é limpar os discos com produto desengraxante. Limpe com eficiência a superfície do cubo da roda, pois ela ficará em contato com o disco.
  • Não deixe de realizar as revisões do seu automóvel e procure uma oficina de confiança para verificar a situação das suas pastilhas de freio e, se necessário, trocá-las sem maiores complicações.

Você já teve problemas com pastilhas de freio desgastadas? Ficou com alguma dúvida sobre quando trocar essas peças? Fale com a gente nos comentários!