Blog da Plaza Motors

Quero comprar um carro financiado, por onde começar?

O financiamento de veículos é a solução ideal para quem quer comprar um carro novo ou seminovo e não dispõe do valor total a vista. Atualmente, existem opções interessantes para que você possa comprar um carro financiado — basta saber escolher qual é a melhor para o seu perfil.

Para realizar o financiamento, você deve definir um valor de entrada. Algumas financeiras ou bancos estipulam um percentual mínimo. O ideal é que você utilize a maior parte dos recursos que tem disponível para dar entrada, reservando o restante para arcar com despesas de documentação e também para pagar o seguro.

Feito isso, você deve optar por duas opções de financiamento disponíveis no mercado: o CDC e o Leasing. Veja as principais características de cada uma delas:

Tipos de financiamento

Como você viu, é possível fazer um financiamento do tipo CDC (Crédito Direto ao Consumidor) ou Leasing.

Você também pode contratar o empréstimo em bancos públicos ou privados ou, se preferir, buscar financeiras especializadas ou empresas de financiamento atreladas às marcas.

Antes de fazer o financiamento, é importante escolher um carro que atenda às suas necessidades, mas cujo valor seja compatível com o que você pode pagar. Não assuma prestações muito altas, pois isso pode gerar problemas no futuro.

Veja em detalhes como funciona cada um dos tipos de financiamento:

CDC (Crédito Direto ao Consumidor)

Ao optar por um CDC, você está realizando um empréstimo junto à instituição financeira, dando o carro a ser adquirido como garantia. Ou seja, você terá a posse do veículo, mas ele ficará alienado à instituição até que todas as prestações sejam pagas.

As taxas são fixadas no início do contrato e não podem ser modificadas ao longo do plano de financiamento. Caso haja problemas com o pagamento das parcelas, a instituição financeira poderá tomar o carro para realizar um leilão.

Com o dinheiro da venda, a dívida será quitada e o restante será devolvido para você.

Leasing

O leasing funciona como uma espécie de aluguel no qual, ao final do contrato, você recebe o veículo. O carro é comprado pela instituição financeira e fica em seu nome até o final do pagamento das parcelas.

Assim como no CDC, as taxas de juros são fixadas no início do contrato, e permanecem inalteradas.

A desvantagem é que, caso haja problemas no pagamento das parcelas, você perderá o veículo para a instituição financeira e não receberá de volta o valor investido. Por outro lado, as taxas de leasing costumam ser menores do que as do CDC.

Para realizar qualquer tipo de financiamento, você deve apresentar os seguintes documentos:

  • original e cópia da carteira de identidade e CPF;
  • original e cópia do estado civil;
  • original e cópia do comprovante de rendimentos (pode ser o contracheque, notas fiscais ou extratos bancários).

Como você viu, existem muitas opções para comprar um carro financiado. Todas elas envolvem custos extras, referentes a taxas de juros e outras cobranças adicionais.

Portanto, antes de optar pelo melhor plano para você, pesquise bastante sobre os preços praticados pelos bancos e financeiras e tome cuidado com o valor do carro que pretende adquirir.

Quer ter acesso a outras informações como essas? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail!