Blog da Plaza Motors

Quero um trânsito melhor, mas não posso abrir mão do meu carro. E agora?

Até então o transporte público se mostrou como a melhor solução para o trânsito das cidades. Um ônibus — ou metrô, por exemplo — consegue transportar um número maior de pessoas ao mesmo tempo, ocupando bem menos espaço em termos de área por indivíduo do que um veículo particular nas vias. Mas, infelizmente, não são todos que possuem a disponibilidade de um transporte público eficiente, seguro e confortável para o dia a dia e acabam não conseguindo dispensar o uso do carro. Se esse for seu caso, veja essas dicas para poder colaborar também para um trânsito melhor.

Evite usar o carro em trajetos curtos

Às vezes precisamos ir à padaria, ao açougue, ou qualquer lugar perto de casa e, por hábito, já pegamos a chave do carro. Se grande parte da vizinhança do bairro resolve também ir de carro, faltam vagas para estacionar e as ruas estreitas ficam cheias de carros. Um simples trajeto de 5 minutos acaba durando 3 ou 4 vezes mais dependendo do horário.

Outro problema é que nesses trajetos curtos o motor do carro costuma não esquentar o tempo suficiente para atingir sua temperatura ideal e, por isso, o consumo aumenta consideravelmente, além da maior emissão de poluentes. Portanto, precisa ir a algum lugar perto de casa? Aproveite para fazer um pequeno exercício e vá a pé, ou mesmo de bicicleta, economizando dinheiro e até mesmo tempo.

Dê carona

Uma cena muito comum no trânsito é um carro, ou até mesmo caminhonetes, com apenas um único motorista, sem passageiros. O problema é que os veículos particulares ocupam espaço — muito espaço! — na via, acarretando congestionamentos diários em praticamente todas as cidades grandes e, inclusive, em algumas pequenas cidades.

Imagine agora se cada motorista sozinho no carro desse carona para outro na mesma situação. O número de carros reduziria consideravelmente e teríamos vias menos superlotadas. Comece, então, a oferecer carona para parentes, amigos, colegas de trabalho ou vizinhos que vão para um mesmo destino, ou para um destino próximo. Proponha o uso de rodízio, ou seja, cada dia um é o motorista da vez. Essa prática, inclusive, te fará economizar em combustível e na manutenção do seu veículo.

Seja gentil

Quanto maior o trânsito e congestionamento, maiores são as chances de os motoristas ficarem irritados e, por consequência, mais impacientes e mal-educados. Portanto, faça diferente! O trânsito naquele momento é inevitável? Mantenha a calma, dê preferência para outros motoristas que desejam entrar ou sair da via, não pare em cima da faixa de pedestres, não feche o cruzamento ou fure o semáforo e evite trocar de faixas toda hora para buscar andar um pouquinho

Na prática, dificilmente você economizará muito tempo tendo um comportamento agressivo dentro de um congestionamento. Tente manter a calma e aproveite para conversar com seu passageiro ou para curtir uma boa música.

Dirija com prudência

As estatísticas mostram em todos os grandes feriados e épocas festivas, o grande número de acidentes que tiram a vida de muitas pessoas. Mas acidentes não acontecem somente em datas especiais, eles são diários, porém, com menos divulgação. A maioria desses acidentes acontece por imprudência. São ultrapassagens em locais proibidos, excesso de velocidade, falta de sinalização correta, uso de bebidas alcoólicas, entre outros.

Seja na cidade ou na estrada, respeite as leis, afinal, elas existem para organizar melhor o trânsito, por mais que possa parecer sem lógica em determinados momentos. Obedecendo as leis e mantendo a prudência você trafegará com mais tranquilidade e garantirá um trânsito mais seguro e melhor para todos.

Contribua também e conte para a gente! Que atitudes você costuma tomar diariamente para contribuir por um trânsito melhor?