Blog da Plaza Motors

Saiba como lavar o carro sem estragar a pintura!

Quem é que não gosta de deixar o carro sempre com aparência de novo? Para a maioria, isso representa uma grande satisfação pessoal, mas esse detalhe vai um pouco mais além. A conservação do automóvel com sua pintura em bom estado, bem como a manutenção frequente dos seus vários componentes, só tende a valorizar o seu veículo. Um carro bem cuidado e conservado é muito mais valorizado no mercado, fator que facilita a venda na hora de trocar de automóvel.

Mas atenção: para conservar bem o seu carro, são necessárias algumas rotinas, como lavar o veículo de forma correta. Você sabe como lavar o carro sem danificar a pintura? Hoje, listamos aqui algumas boas dicas para evitar que você agrida a pintura de seu automóvel ao lavá-lo, contribuindo com a manutenção do brilho e conservando a pintura como nova. Confira!

1. Escolha o local certo para lavar o carro

Antes de qualquer coisa, uma dica importante de como lavar o carro sem estragar a pintura é prestar atenção na temperatura do carro. Verifique se o veículo está frio e só dê início a lavagem depois que ele estiver resfriado, principalmente após você ter desligado o motor.

A seguir, escolha por um local à sombra. Nunca lave seu carro sob o sol, pois o sabão quando em contato com a lataria quente pode ocasionar manchas na pintura. Por isso, é aconselhável manter o carro molhado até o final do processo.

2. Escolha com atenção os produtos que serão utilizados

Não use qualquer produto para lavar seu carro, como o detergente usado para lavar louças, que possui componentes que podem provocar manchas na pintura do veículo. Opte por aqueles que não agridem a pintura, como xampus automotivos, específicos para lavagem de carros ou, em sua ausência, o sabão neutro.

3. Não deixe a água secar na hora da lavagem

Nunca deixe a água secar enquanto estiver ainda ensaboando o carro. Isso impedirá que a água e o sabão sequem e manchem a pintura. Por isso, lave o veículo na ordem correta: comece pelo teto, vá descendo para o capô, depois porta-malas, para-choques e por fim, as rodas.

4. Use luvas próprias para lavar e seque com panos macios

Para lavar use uma luva própria, que evita riscos na pintura. Mergulhe-a em uma solução de xampu e água e espalhe suavemente, depois vire e enxágue a luva, proceda dessa forma até o fim da lavagem.

Para secá-lo, separe dois panos limpos e que não soltem fiapos, como algodão, microfibra e silicone. Use o primeiro para secar o carro e o segundo para retirar qualquer marca que o primeiro tenha, porventura, deixado.

5. Finalize com a cera

Encerar seu carro uma vez ao mês é fundamental para conservá-lo por mais tempo. Afinal, além de proteger a pintura, a cera mantém o brilho intenso. Mas atenção: antes de encerado o carro deve estar totalmente seco!

Outra dica importante é não exagerar na quantidade de cera e aplicá-la apenas nas partes lisas do carro. Aplique em movimentos circulares, cuidando sempre para que fique bem espalhada.

Sigas essas dicas de como lavar o carro sem estragar a pintura e mantenha a pintura do seu carro sempre com cara de nova! Agora que você já sabe como cuidar do seu carro por fora, que tal cuidar dele por dentro? Confira agora 8 cuidados para deixar seu carro sempre limpo e organizado!