Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Tire suas dúvidas sobre o torque do motor

Muitas pessoas não levam em consideração o torque ao escolher um carro com a ideia de que o que realmente importa em relação ao motor é a potência. Saiba mais sobre a associação entre esses dois fatores e a relevância em conhecer melhor as questões que envolvem o torque!

O que é torque?

torque é a força motriz gerada pelo motor, ou seja, aquela que faz com que o veículo saia do lugar, arranque ou suba ladeiras. Para produzir essa força, os pistões entram num movimento de “sobe e desce” para girar o eixo (vibrequim) que é ligado às rodas motrizes. Ela pode ser medida em kgfm (quilograma-força x metro) ou Nm (Newton-metro). 

Qual a importância dessa força? 

Quanto maior o torque do carro, maior também será sua capacidade de responder às acelerações como, por exemplo, em momentos de ultrapassagens. Além disso, veículos mais pesados exigem mais torque para sair da inércia. Logo, enquanto o torque está associado à força, a potência tem a ver com a velocidade.  

O automóvel que é capaz de gerar muita força em baixas rotações é mais ágil, o que é ideal para o trânsito urbano. Já os modelos que possuem pouco torque ou que a força gerada por seus motores acontece sob altas rotações tendem a sair com mais dificuldade da inércia e reagir mais lentamente em ultrapassagens.   

Torque ou potência?

A potência condiz à energia produzida após um tempo de trabalho do motor, sendo a responsável por alcançar altas velocidades e medida em cavalos (cv). Ao comprar um carro, você deve avaliar o seu perfil. Condutores que dirigem prioritariamente na cidade devem levar em consideração o torque, uma vez que nessa situação o importante é retomar a velocidade com agilidade. 

No entanto, as montadoras proporcionam uma equivalência entre torque e potência para que os veículos tenham bom desempenho tanto no trânsito urbano quanto nas estradas (realizando, neste caso, ultrapassagens mais seguras). 

Ao analisar um modelo esportivo, você notará que a potência é maior que o torque na maioria das vezes. Isso acontece porque a prioridade de quem adquire esse tipo de automóvel é atingir altas velocidades. Já os veículos off-road e as picapes precisam ter bastante torque para vencer terrenos mais difíceis e/ou transportar cargas pesadas. 

Por isso, é importante observar o conjunto da obra para obter resultados satisfatórios durante a direção: relação de marchas do câmbio, peso do modelo, torque e potência. 

Os modelos Honda

Na Plaza Motors, há uma variedade de modelos e versões para que o cliente Honda possa encontrar o veículo perfeito para os seus objetivos. O Accord, por exemplo, foi feito especialmente para os amantes da velocidade: são 256 cavalos de potência.  

Para quem prefere uma aparência mais esportiva, o Civic também atende bem em quesitos de velocidade. 

Agora, os clientes que almejam uma combinação equilibrada entre torque e potência para bons resultados no trânsito urbano, o Fit e o City são excelentes opções. 

Tirou suas dúvidas sobre o torque do motor? Então você já está pronto (a) para aproveitar as ofertas da Plaza Motors e escolher um Honda 0 km! 

Acompanhe nossos perfis nas redes sociais:  Facebook e Instagram.

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também