Blog da Plaza Motors

Você conhece bem a legislação de trânsito? Saiba quais são os principais erros cometidos por motoristas.

Muito do que aprendemos nas aulas de habilitação acaba servindo somente na hora da prova, já que, na prática, algumas regras são frequentemente esquecidas ou mesmo ignoradas. No entanto, essa atitude, além de colocar em risco a sua vida e a de outras pessoas (condutores ou pedestres), pode afetar também o seu bolso.

 

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) divulgou, em julho deste ano, o ranking das principais infrações de trânsito cometidas no primeiro semestre de 2014. De acordo com a Diretoria de Operações de Trânsito (Dotran), de janeiro a junho, 40% condutores foram multados por estacionarem de forma irregular, 11,39% por dirigirem seus veículos utilizando fones de ouvido conectados a aparelhagem sonora ou telefone celular, 7,84% por avançarem o sinal vermelho e 7,44% por deixarem de usar o cinto de segurança.

Se você já se esqueceu de quase tudo o que aprendeu nas aulas de legislação que fez para tirar sua carteira, aproveite para ler este artigo e relembrar algumas infrações e suas penalidades:

Estacionar em local proibido

Como apontado pelo levantamento, a multa que lidera o ranking acontece na hora de estacionar. Veja, abaixo, o que você não deve fazer nesse momento:

  • Estacionar em fila dupla;
  • estacionar a mais de um metro de distância da guia;
  • estacionar o veículo sobre a calçada ou faixa de pedestres;
  • estacionar ao lado ou sobre o canteiro central, ilhas, refúgios ou canalizações;
  • e estacionar em local ou horário proibidos.

Essas infrações são consideradas graves e resultam em 5 pontos na carteira de motorista, além de multa e remoção do veículo, por isso, procure não cometê-las!

Dirigir falando ao celular ou usando fones de ouvido

Não é preciso nem mesmo dizer o quanto essa prática é perigosa. Ao atender o celular enquanto dirige, o motorista usa a audição e também as mãos, o que o impossibilita de dar a atenção necessária para a direção. Mesmo os fones de ouvido são proibidos, pois, apesar de deixar as mãos do motorista livres, eles também o distraem e podem ser os culpados em caso de acidentes. Essa infração ocupa o segundo lugar no ranking do SMTT.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), dirigir falando ao celular ou com fones de ouvido conectados a aparelho de som é considerada uma infração média e pode render multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação.

Avançar o sinal vermelho

Avançar o sinal vermelho é uma infração gravíssima, resultando em 7 pontos na carteira e um custo de 191,54 ao bolso do motorista. Ela ocupa a terceira posição no ranking das infrações mais comuns cometidas pelos condutores. Vale lembrar que o Código Brasileiro de Trânsito não proíbe o cruzamento dos motoristas durante a fase amarela do semáforo, mas, apesar disso, especialistas recomendam cuidados extras em situações como essas, pois o ideal seria iniciar a frenagem do veículo assim que o sinal ficar amarelo.

Não usar o cinto de segurança

Não usar cinto de segurança resulta em uma multa de R$ 127,69 por passageiro sem cinto e, eventualmente, na retenção do veículo, caso os cintos não estejam instalados corretamente. Trata-se de uma infração de natureza grave, que confere ao motorista 5 pontos em sua carteira de habilitação.

Obviamente, a não utilização do cinto de segurança também pode provocar lesões graves e até a morte de motoristas e passageiros em caso de colisão. Ainda assim, um levantamento feito pela Arteris, que gerencia 21 rodovias no país, revelou dados preocupantes: um em cada dez motoristas não usa o cinto de segurança.

Portanto, devemos nos atentar à legislação de trânsito não apenas devido ao risco de ser multado ou ter seu veículo apreendido, mas pelo bem de quem amamos e pela preservação da nossa própria vida. E você, já cometeu alguma dessas infrações sem saber que estava agindo contra a lei? Conte para a gente nos comentários!