Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

5 dicas para cuidar do sistema de arrefecimento do seu carro

A falta de manutenção das peças pode provocar a parada total do veículo. Saiba mais sobre o sistema de arrefecimento!

O que é o sistema de arrefecimento? 
Também conhecido como sistema de refrigeração, o sistema de arrefecimento possui como função manter o conjunto mecânico funcionando em temperatura ideal, que é de 90 °C. Caso contrário, o motor pode ser prejudicado, superaquecer e chegar à parada total.  
sistema de arrefecimento é formado por várias peças: bomba d'água, radiador, ventoinha, mangueiras, sensor de temperatura, líquido de arrefecimento, válvula termostática, entre outras. 
A água fria percorre as mangueiras localizadas ao redor do motor para atrair o calor do mesmo. Em seguida, retorna ao radiador para que ela possa ser resfriada através de uma passagem de ar. Se alguma mangueira estiver com defeito, por exemplo, todo o conjunto fica prejudicado. 
Veja a seguir como preservar o sistema de arrefecimento do seu carro! 
 
1 – Verifique o nível de fluido do reservatório 
Sem dúvida, essa é a dica mais importante e simples de ser seguida. No reservatório deve conter água misturada com o fluido de refrigeração. Tal mistura precisa ser mantida no nível máximo indicado no compartimento. Por isso, é importante verificá-lo a cada 2 semanas para completar a quantidade faltante sempre que necessário. 
Ao mesmo tempo, a mistura de água e aditivo deve ser completamente trocada a cada 2 anos ou 60 mil quilômetros rodados. 
Se o nível de água estiver baixando com frequência, é importante levar à oficina para checar se a tampa do reservatório ou algum outro componente está com defeito. 
 
2 – Perceba a presença de vazamentos 
Os vazamentos podem ser verificados a partir de sinais de ferrugem no líquido presente no reservatório. Ademais, ao sair com o carro, é válido observar se há poças no local em que ele costuma ficar estacionado.  
Esse tipo de problema pode ser fatal para o sistema de arrefecimento, uma vez que a ferrugem acumulada é transferida para as colmeias do radiador provocando o entupimento do mesmo. Por fim, isso pode elevar a temperatura do motor e até mesmo queimar a junta do cabeçote. 
 
3 – Fique de olho no sensor do ventilador 
Esse componente existe para direcionar ar frio para o motor nas situações em que ele não consegue obter ar fresco. Por exemplo, a ventoinha é ativada em congestionamentos ou quando o trânsito está muito lento. A peça possui um sensor de temperatura que capta quando há necessidade de acionar o ventilador.  
Com frequência, abra o capô do carro para garantir que ele esteja funcionando corretamente. 
 
4 – Jamais retire a válvula termostática  
Há um boato de que a válvula termostática não faz diferença nos carros que circulam no Brasil, porque devido ao seu clima tropical o motor necessita trabalhar com temperatura mais baixa do que 90 °C. Todavia, a peça é fundamental para o sistema de arrefecimento, pois ela é responsável por manter a temperatura ideal de todo o conjunto mecânico. Além de prejudicar o funcionamento do carro, a sua ausência aumenta o consumo de combustível e a emissão de poluentes. 
 
5 - Faça a revisão das mangueiras e da correia auxiliar  
A correia do sistema de arrefecimento é conhecida como "poly-v", sendo responsável pela ativação da bomba d'água. O seu estado de conservação é imprescindível para que o líquido de refrigeração circule adequadamente. 
Além disso, observe se as mangueiras não apresentam danos como trincas, ressecamento ou até mesmo estufamento. Aliás, ao trocá-las, providencie novas braçadeiras também. 
 
Essas 5 dicas irão te auxiliar a preservar o sistema de arrefecimento do seu carro. No entanto, conte com profissionais de confiança para realizar a revisão completa e trocar as peças necessárias.  
Clique aqui e agende um horário na oficina da Plaza Motors

Visite nossas redes sociais: Instagram e Facebook

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também