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28 de fevereiro, 2019
O painel do seu carro é um termômetro completo do comportamento do veículo e ignorá-lo pode trazer prejuízos muito sérios. Um exemplo é a luz de óleo que, quando acende, geralmente significa que o motor está enfrentando dificuldades de lubrificação. E um motor sem lubrificação não sobrevive mais do que alguns metros.
A luz do óleo é caracterizada por um grafismo alusivo a uma garrafinha antiga de lubrificante, sempre representada pela cor vermelha. Este, aliás, é o primeiro indicativo de que o acendimento da luz pode representar um problema grave.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura!
As luzes do painel do seu carro são importantíssimas, pois atestam sobre o funcionamento de todos os componentes do veículo. Por isso, para diferenciar a gravidade de cada problema, as montadoras adotaram um esquema de cores para ajudar o motorista a saber o que fazer quando cada luz acende. Veja só:
A lubrificação do motor é fundamental para o seu funcionamento. O óleo tem propriedades químicas que o fazem aderir às paredes de cada componente do motor, impedindo que haja contato de metal com metal, o que é fatal para a desempenho do propulsor. Um motor sem óleo não roda mais do que poucos metros.
Quando a luz do óleo se acende, ela não está necessariamente sinalizando falta de lubrificante. Se fosse assim, tudo se resolveria completando o nível. Porém, este pode não ser o único problema.
A luz alerta para o fato de que o motor está enfrentando problemas de lubrificação. Isso significa que o óleo não está chegando em partes nas quais deveria chegar e, com isso, o contato metal com metal pode estar ocorrendo.
Um dos principais problemas é a formação de borra no motor. Ela ocorre quando o óleo não é trocado na frequência certa e seu acúmulo entope as galerias de lubrificação a ponto de gerar problemas.
Outra questão é o estado do cárter, que é a peça que armazena o óleo. Uma pancada em algum obstáculo, por exemplo, pode amassar o componente, tornando a passagem do óleo pelos dutos mais difícil.
A falta de lubrificação também pode ser causada por alguma falha na bomba de óleo, equipamento que serve para “puxar” o lubrificante do cárter e levá-lo para o motor. Outro fator comum é a utilização de um filtro de óleo inadequado, que impede a passagem do lubrificante.
Portanto, como você viu, a luz de óleo do seu carro não deve ser ignorada, pois o seu acendimento significa que existem problemas graves. Mas o certo mesmo é cuidar do lubrificante do seu motor de forma preventiva, seguindo as orientações do manual do proprietário.
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