Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Rodar com combustível na reserva é um problema?

Algumas pessoas afirmam que a bomba pode queimar com a prática. No entanto, há mitos sobre circular com combustível na reserva. Saiba mais!

Combustível na reserva pode ser um problema quando o(a) motorista não encontra um posto a tempo facilitando a ocorrência de pane seca. Nesse caso, além de estar sujeita à remoção do veículo, a pessoa comete uma infração média que pode resultar em multa e marcação de pontos na CNH. Mas, circular com o combustível na reserva traz danos aos sistemas? 
 
O MITO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL 
Sem dúvida, a principal informação que circula na Internet é a de que trafegar com o combustível na reserva provoca danos à bomba de combustível. No entanto, tal afirmação é inverídica, uma vez que a refrigeração desse componente não depende de sua imersão no tanque. Portanto, não é necessário ter combustível acima da reserva para manter seu funcionamento. 
Por outro lado, a falta total de combustível coloca, sim, a preservação da bomba em risco. Afinal, ela precisa sorver o líquido do tanque para a sua parte interna. Na ausência de combustível, ela consegue receber somente ar, algo que pode gerar aquecimento e queimar a peça. 
 
COMBUSTÍVEL NA RESERVA NÃO GERA MULTA 
Ao mesmo tempo, há pessoas que afirmam que esse hábito é sujeito à multa. Porém, não existe problema em dirigir com o tanque na reserva. O que é passível de penalização é a pane seca, porque ela provoca congestionamento e coloca em risco a vida de motoristas e passageiros.  
 
DE OLHO NO PAINEL 
Com o intuito de evitar a ausência total de combustível, é imprescindível acompanhar o medidor no painel do veículo. Esse instrumento auxilia no planejamento tanto do orçamento quanto de paradas estratégicas em postos. Aliás, entender o momento ideal para abastecer o tanque evita a necessidade de recorrer a locais desconhecidos que podem fornecer combustível de má qualidade. Afinal, postos de bandeira branca colocam em risco a saúde dos sistemas de um automóvel. 
Circular com o combustível na reserva só se constitui como um problema quando o(a) motorista ultrapassa essa condição ao ponto de o carro parar completamente. 
 
QUANTO TEMPO É POSSÍVEL DIRIGIR COM O CARRO NA RESERVA? 
Com toda a certeza, a capacidade de um tanque varia de um modelo para o outro. Todavia, a média da reserva costuma permanecer entre 5 e 8 litros. Só para ilustrar, um carro com motorização 1.0 tende a acender a luz de aviso quando está com apenas 5 litros de combustível. 
Um conselho relevante para evitar a pane seca é manter a velocidade abaixo dos 80 km/h, bem como prevenir freadas repentinas e acelerações excessivas. Tais cuidados ajudam o(a) condutor(a) a manter o nível adequado até encontrar um posto. 
É interessante estabelecer uma rotina de abastecimento de acordo com a indicação do medidor para evitar estresses desnecessários em meio ao trânsito. 
 
Não há nada pior do que trafegar com combustível na reserva e sofrer com uma pane seca. Nessas situações, tenha a quem pedir socorro: conte com o seguro auto da Plaza Motors
 
 
Visite nossas redes sociais: Instagram e Facebook

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também