NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 3799-2000
NOVOS
(61) 3773-4949
SEMINOVOS
(61) 3773-4951
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS
(61) 2102-0150
PEÇAS E ACESSÓRIOS
(61) 3799-2080
VENDAS DIRETAS
(61) 3799-2036
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550
(61) 3799-2000
NOVOS
(61) 3773-4949
SEMINOVOS
(61) 3773-4951
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS
(61) 2102-0150
PEÇAS E ACESSÓRIOS
(61) 3421-7348
VENDAS DIRETAS
(61) 3421-7032
GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 3421-7000
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
31 de janeiro, 2018
A história da Honda começou na segunda metade dos anos 40, em um Japão pós-guerra, caótico e precisando se reconstruir. Seu protagonista foi Soichiro Honda, o homem que preferiu fabricar suas peças em vez de consertá-las quando ainda era um jovem piloto de corrida.
Soichiro, um exemplo de superação e sucesso, não era o que poderíamos chamar de estudioso ou aluno aplicado, mas era muito inteligente e ambicioso.
Ficou curioso em saber mais sobre a Honda? Conheça agora a trajetória fascinante da empresa!
Após criar o Instituto de Pesquisas Técnicas Honda em 1946, Soichiro Honda percebeu que o maior problema em seu país naquele momento era o transporte.
Ele decidiu, então, produzir bicicletas motorizadas, com motores adaptados de geradores e capazes de amenizar a situação daquele Japão que vivia um momento complicado, com escassez de combustíveis e trens lotados.
Não demorou muito para que aquele sonhador produzisse seu primeiro protótipo de motoneta: a Dream D de 98cc com motor de dois tempos. Assim nasceu a Honda Motor Co., voltada para a produção das motocicletas. Já em 1952, ele lança a F-Type, uma motocicleta de 50cc que tornou-se um sucesso de vendas.
Em 1959, para atender à demanda internacional, é criada a primeira unidade da empresa nos EUA, o primeiro país a produzir os veículos da Honda fora do Japão. A próxima parada foi a Bélgica, em 1963.
Na década de 80, veio à tona um processo de expansão por países considerados estratégicos, como Índia, China e Indonésia.
No mesmo ano em que chegou à Bélgica, em 1963, a Honda também inovou ao decidir entrar no universo automobilístico, com a produção do S500 — o primeiro carro esportivo do Japão — e também o caminhão leve T360.
Em seguida, foi lançado o coupé S600 e, em 1967, o N360, um compacto de 4 tempos, dois cilindros e 354 cm3 que acelerava até 8.500 rpm e que trazia 31 cavalos de potência.
A revolução automobilística veio em 1972, quando a empresa japonesa lançou no mercado o Honda Civic. Alguns anos depois, em 1975, ela foi pioneira ao produzir os motores CVCC (Combustão Controlada por Vortex Composto), que reduziam a emissão de poluentes.
O Accord veio em 1975 e, com ele, nasceu outro sucesso de vendas mundial. O veículo agradou o mercado assim que chegou e, na década de 90, estabeleceu-se como o modelo mais vendido nos Estados Unidos.
Os primeiros carros importados Honda que se tem registro chegaram no Brasil na década de 1960 e eram do modelo S800. Tratava-se de um conversível de 2 lugares, com motor de 4 cilindros com duplo comando de válvulas, um privilégio dos modelos esportivos da época.
Em 1968, a Honda entrou no Brasil para a importação de motocicletas. Em seguida, vieram os motores de geradores, motores estacionários e motobombas. Com o crescimento na importação, foi estruturada uma Divisão de Peças Originais para garantir a reposição de seus produtos.
Pouco depois, em 1974, a Honda investiu na aquisição de uma área de 1,7 milhão de metros quadrados em Sumaré — São Paulo, onde foi construída uma fábrica de motocicletas. Em 1976, a empresa inaugurou a até então maior fábrica de motocicletas do mundo na Zona Franca de Manaus.
As importações de veículos para o Brasil começaram em 1992. As primeiras unidades foram o Accord, o Accord Wagon, o Civic Sedan, o Civic CRX, o Prelude e o Civic Esportivo Hatchback.
Em 1996, a Honda iniciou as obras de sua primeira fábrica no Brasil. Ela foi inaugurada em 1997, com a capacidade de produzir 15 mil Civic por ano. Em 2013, dá-se inicio à construção da sua segunda fábrica de automóveis, em Itirapina — São Paulo.
Com a visão de um homem que transformou seu sonho em novas formas de mobilidade, a Honda vem produzindo mais sonhos e encantando a todos ao redor do mundo com sua tecnologia inovadora.
Gostou de conhecer melhor a fascinante história da Honda? Quer mais informações sobre o mundo automobilístico? Assine nossa newsletter e acompanhe todo o nosso conteúdo!
Voltar
teste