Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Covid-19: dirigir sem máscara gera multa?

O risco de penalidade para quem dirigir sem a proteção durante a pandemia da Covid-19 tem sido divulgado via WhatsApp. Saiba se a informação é verídica! 

A obrigatoriedade 
Uma vez que o uso de máscaras pode auxiliar na redução de casos da Covid-19, várias cidades em todo o Brasil tornaram o seu uso obrigatório nas ruas. Com exceção de médicos, enfermeiros, atendentes e outros colaboradores que atuam na linha de frente contra a doença, as máscaras de tecido podem ser confeccionadas para evitar a proliferação do coronavírus. 
Segundo o Ministério da Saúde, as seguintes orientações devem ser seguidas para otimizar a proteção: 
✔ As máscaras de tecido devem ser dupla face. 
✔ Elas são individuais e jamais poderão ser compartilhadas (mesmo entre membros de uma mesma família). 
✔ O indivíduo deve verificar se a sua máscara cobre perfeitamente o nariz e a boca. Por isso, não pode haver espaços nas laterais. 
✔ A máscara deve ser trocada por outra assim que ficar úmida. Ao chegar em casa, deve ser lavada e colocada de molho em água sanitária por meia hora. 
 
É importante frisar que o isolamento social ainda se constitui como a alternativa mais eficaz para a redução de casos da doença. 
 
O que tem circulado no WhatsApp? 
Há poucos dias, uma mensagem foi encaminhada para vários usuários do aplicativo WhatsApp comunicando que os motoristas e passageiros que fossem flagrados sem a máscara poderiam ser multados. A infração renderia 3 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e uma multa de R$ 128 por pessoa que estivesse no veículo sem a proteção. 
No entanto, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) afirma que essa informação é falsa. Veja a seguir os casos em que a máscara é obrigatória dentro de meios de transporte. 
 
Motoristas profissionais  
Os profissionais que conduzem transportes públicos, como ônibus e metrôs, motoristas de aplicativos e taxistas devem usar a máscara. A aplicação de multa e penalidade varia conforme estipulado pelo governo de cada estado. 
Apesar da não obrigatoriedade para motoristas comuns, em tempos de Covid-19, qualquer cuidado pode fazer a diferença. A proteção da boca e do nariz evita a proliferação de gotículas no interior do veículo tornando-o um ambiente mais seguro para todos a bordo. 
Além disso, a máscara pode proteger o condutor quando parado em sinaleiros e congestionamentos, uma vez que outras pessoas no trânsito podem circular entre os carros desprotegidas. 
 
Outros cuidados no trânsito 
Algumas ações podem ajudar na redução de casos da doença Covid-19. Além de ser importante trafegar com as janelas abertas, higienizar com frequência as superfícies do carro auxilia na eliminação do coronavírus. Maçanetas, tapetes, controles do painel, volante, câmbio, bancos, entre outros componentes, devem ser limpos com água e sabão ou álcool. 
Ainda sobre o uso de máscara, colocá-la com as mãos limpas dentro de casa evita o seu manuseio durante o embarque e desembarque no veículo. O ideal é evitar tocá-la ao máximo para aumentar o nível de proteção.  
É possível que se torne obrigatório o uso de máscaras para motoristas comuns conforme o avanço da doença. 
 
Portanto, dirigir sem máscara ainda não gera multa para motoristas particulares durante a Covid-19
Saiba também que você pode contar com os serviços da oficina da Plaza Motors! Nossa equipe está seguindo todas as recomendações da OMS para garantir a sua segurança. Clique aqui para realizar o agendamento on-line. 
 
Acompanhe nossos perfis nas redes sociais: FacebookInstagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também