Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Cuidados com o carro: como preservar as peças de borracha?

A falta de manutenção desses componentes pode provocar danos a outras estruturas. Saiba como os cuidados com o carro devem incluir as partes de borracha!

Por que direcionar atenção às partes de borracha? 
Geralmente, os proprietários não incluem a revisão das peças de borracha no checklist de cuidados com o carro. Dessa maneira, apenas percebem problemas nesses componentes quando eles emitem ruídos e apresentam rachaduras. Algumas dessas partes de borracha não são visíveis e, por isso, tendem a ser ainda mais negligenciadas.  
Para além da estética, elas garantem a funcionalidade e a segurança do carro. Portanto, não deixe de verificar constantemente a condição de cada uma com o intuito de preservar também os demais elementos do veículo. 
Confira a seguir quais são as principais peças de borracha! 
 
Pneus 
Sem dúvida, os pneus são as partes de borracha mais conhecidas pelos motoristas. Devido à necessidade frequente de balanceamento e alinhamento, provavelmente são os componentes desta lista que mais recebem atenção na hora de dedicar cuidados com o carro.  
Os rodízios também são muito importantes para preservar a qualidade do material a fim de otimizar a aderência dos pneus ao solo. Nesse sentido, a profundidade dos sulcos deve obedecer às recomendações de segurança.  
A falta de manutenção dessas peças, além de ser considerada uma infração e gerar multa, pode facilitar a ocorrência de graves acidentes. 
 
Borrachas de guarnição 
Também são conhecidas como borrachas de vedação. O excesso de sol e a umidade costumam ser os fatores que provocam mais desgaste nessas peças. Afinal, elas estão presentes de forma exposta nas portas, no capô, na tampa do tanque de combustível e no para-brisa. Além disso, a função de isolamento que elas possuem gera um contato desgastante entre duas superfícies.  
Todas essas condições contribuem para a deformação dessas peças de borracha. Logo, elas perdem a capacidade de vedação. Caso você não leve ao mecânico para realizar o reparo, a água e alguns resíduos poderão entrar na parte interna do veículo. 
Ao dedicar um momento de cuidados com o carro, não se esqueça de limpar as borrachas de guarnição com pano úmido. Se houver muita sujeira, use um detergente neutro dissolvido em água. 
 
Buchas e coxins 
Tais componentes são responsáveis pela absorção das vibrações do motor. Ademais, constituem partes importantes do sistema de suspensão. Além de contribuírem para o amortecimento do veículo, as buchas e os coxins suportam a carga e os impactos do chassi sobre a base do automóvel.  
Então, com o passar do tempo essas peças de borracha se desgastam e podem sofrer rompimento devido ao ressecamento. O principal sintoma de que elas estão com defeito são os barulhos estridentes que o veículo emite, principalmente em ruas e estradas acidentadas.  
Para prolongar a vida útil das mesmas, use produtos de limpeza recomendados. Afinal, uma vez que as buchas e os coxins evitam a trepidação do metal da bateria de forma direta na lataria, eles evitam danos a outras peças fundamentais. 
 
Limpadores de para-brisa 
A falta de visibilidade ocasionada por limpadores danificados pode resultar em acidentes graves. Providencie a troca desses componentes quando perceber os seguintes sintomas: 
 
▪ Emissão de barulhos durante o funcionamento; 
▪ Riscos no para-brisa; 
▪ Partes da borracha se soltando da peça principal; 
▪ A água não está sendo retirada em sua totalidade. 
 
Com o objetivo de aumentar a durabilidade dessas borrachas, higienize os limpadores uma vez por semana com pano úmido e detergente neutro. 
 
Mangueiras de ar e gases  
Já que elas conduzem os fios, o ar ou gases necessários para o funcionamento do automóvel, uma vez ressecadas ou com rachaduras permitem o vazamento de fluidos. Consequentemente, outras peças são comprometidas. 
Portanto, ao dedicar cuidados com o carro, é essencial utilizar produtos de limpeza recomendados e obedecer a data de validade para troca dos componentes especificados no manual do fabricante. 
 
Você pôde acompanhar o quanto é importante preservar as peças de borracha. Além de ter esses cuidados com o carro, é essencial realizar a revisão com profissionais altamente capacitados. 
Agende um horário na oficina da Plaza Motors clicando aqui
 
Visite nossas redes sociais: Instagram e Facebook

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também