Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Som automotivo: confira dicas de manutenção do acessório

Assim como todo componente do veículo, o som automotivo também necessita de cuidados para aumentar sua durabilidade. Confira alguns hábitos importantes!

Som automotivo já se tornou um recurso indispensável para os motoristas. Para além de um acessório, o item é uma exigência, por parte de muitas pessoas, na hora de avaliar um carro novo. Porém, alguns cuidados são importantes para mantê-lo funcionando bem. Confira a seguir hábitos imprescindíveis para colocar em prática com o seu som automotivo
 
Estabeleça uma limpeza periódica 
Ainda que o seu som possua excelente qualidade, faça uma limpeza a cada 20 dias com o intuito de evitar problemas com o acúmulo de sujeira. Tal procedimento na parte externa pode ser feito com um pano de tecido macio e umedecido com produtos apropriados para esse tipo de higienização. 
Entre os botões costuma haver poeira, algo que deve ser retirado com hastes flexíveis com pontas de algodão. Caso esse cuidado não seja tomado, com o passar do tempo essas peças ficam suscetíveis a emperramentos.  
Não deixe de higienizar os alto-falantes com compressor de ar. Contudo, é imprescindível regular a saída de ar e manter uma distância segura para não provocar fortes impactos. 
Ademais, nunca sopre ou passe pano molhado sobre o som automotivo
 
Não insira CDs e DVDs falsificados no leitor 
Para os motoristas que gostam de ouvir seus álbuns preferidos através de CDs e DVDs, o cuidado em optar apenas por dispositivos originais é essencial. Afinal, as versões pirateadas refletem com menor incidência e sobrecarregam o diodo laser do aparelho. Sem dúvida, esse hábito reduz bastante a vida útil do som automotivo
 
Faça a revisão frequente do sistema elétrico 
Com toda a certeza, o funcionamento do som está diretamente relacionado ao sistema elétrico do veículo. Portanto, é importante verificar com frequência o estado dos fios, da bateria, do alternador, entre outros componentes. Se eles não estiverem em boas condições, o aparelho de som poderá desligar sozinho ou sofrer curto-circuito. 
 
Proteja o carro do sol 
A incidência de raios solares é prejudicial não apenas para a pintura de um veículo, como também pode afetar diversas partes do painel, inclusive o som automotivo. Além das dicas básicas, como procurar vagas cobertas, evite acionar o aparelho assim que entrar no carro, principalmente quando ele tiver passado muito tempo exposto ao sol.  
 
Mantenha os pneus calibrados 
Pode parecer uma orientação fora de contexto, mas, calibrar os pneus corretamente é uma ação que interfere na durabilidade do som. Ao passo que o carro é impactado de forma mais intensa ao passar por buracos e outros obstáculos quando não calibrado, o som automotivo vibra em maior proporção do que em condições normais. Consequentemente, peças e fios podem romper ou sofrer alguma outra avaria. 
 
Respeite a privacidade alheia 
Por fim, vale reforçar que o uso incorreto do som automotivo é passível de penalização. Segundo a Resolução 624 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), é proibido o uso de aparelhos de som que possam ser ouvidos do lado de fora do veículo a fim de preservar o sossego público. 
Além disso, de acordo com o artigo 228 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), “usar no veículo equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo CONTRAN” é considerada uma infração grave. 
 
Com todas as dicas de manutenção para cuidar do seu som automotivo, fica mais fácil preservar esse item quando adquirir o seu próximo 0 km, não é mesmo? 
 
Você sabia que todos os modelos da Honda saem de fábrica com esse recurso? Aproveite as ofertas da Plaza Motors para colocar um carro completo em sua garagem! 
 
Visite nossas redes sociais: Instagram e Facebook

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também