Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Falta de combustível no meio do percurso: o que fazer nessa situação?

A pane seca pode gerar multa por colocar em risco a segurança. Mas, o que pode ser feito diante da falta de combustível em meio ao trânsito?

Falta de combustível, também conhecida como pane seca, é o quadro em que o veículo para de funcionar após ter consumido todo o estoque disponível no tanque. Uma vez que essa situação coloca em risco a vida de motoristas e passageiros e atrapalha o fluxo do trânsito, a falta de combustível é considerada uma infração média prevendo multa e 4 pontos na CNH. 
 
ANTES DE O PROBLEMA ACONTECER 
Sem dúvida, é mais prudente prevenir a situação do que ter que lidar com ela posteriormente. Por isso, vale prestar atenção ao painel do veículo para checar o marcador do nível de combustível. Inclusive, a revisão periódica evita o mau funcionamento do mesmo. Acompanhar essa informação ajuda o(a) motorista a programar paradas em postos de confiança. Afinal, combustível de procedência duvidosa também pode ocasionar a parada repentina do carro. 
Ao mesmo tempo, se a pessoa não utiliza o automóvel com frequência ou se este estiver parado há mais de 3 meses, é possível que o combustível tenha perdido sua capacidade de queima. O recomendado, então, é abastecer o tanque e o reservatório de partida a frio, quando for o caso, com gasolina de alta octanagem. 
 
QUANDO A FALTA DE COMBUSTÍVEL É UMA REALIDADE 
Inegavelmente, a pane seca é um problema que pode acontecer mesmo com os motoristas mais cautelosos. Logo, ao se deparar com a situação, é imprescindível manter a calma e promover a sinalização. Afinal, outras pessoas podem vir a colidir com aquele veículo parado sem razão alguma no meio do percurso. 
Primeiramente, o(a) condutor(a) deve posicionar o triângulo a 30 metros de distância da traseira do automóvel. Quando possível, é aconselhável realocá-lo no acostamento, especialmente se a falta de combustível acontecer em rodovias. Neste caso, solicitar socorro à Polícia Rodoviária Federal através do 191 é uma alternativa relevante. 
 
EM BUSCA DO COMBUSTÍVEL 
Assim que a sinalização for devidamente feita, o próximo passo é conseguir acesso a um posto ou solicitar para alguém a aquisição do combustível. Todavia, essa compra avulsa não pode ser feita de qualquer maneira.  
De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o recipiente a ser utilizado deve ser próprio para essa finalidade sendo, portanto, certificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Ele é rígido e fabricado com material metálico ou não metálico. Aliás, os recipientes deste último tipo devem ter capacidade máxima de 50 litros. 
Infelizmente, os postos de combustível não podem comercializar o produto em sacos plásticos, garrafa PET ou galões que não tenham a especificação necessária. Dessa forma, vale a pena investir no recipiente apropriado e mantê-lo no porta-malas para eventuais emergências. 
 
O CARRO NÃO FUNCIONA. E AGORA? 
A falta de combustível pode resultar em danos ao motor. Consequentemente, a solução é ligar para o seguro do veículo ou solicitar um guincho para levá-lo a uma oficina. 
Nesse caso, não adianta forçar o motor no tranco. Pelo contrário, tal tentativa pode agravar o problema. 
 
Em emergências, como a falta de combustível no meio do percurso, não há nada melhor do que contar com um seguro auto de confiança
 
Conheça as opções da Plaza Motors e garanta essa proteção para o seu dia a dia! 
 
Visite nossas redes sociais: Instagram e Facebook

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também