Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Fraude em compra e venda de veículos: por que negociar seu seminovo na concessionária é mais seguro?

Os criminosos têm aproveitado as tecnologias para aplicar novos golpes. Saiba como a concessionária pode ser sua aliada ao comprar ou vender um seminovo! 

Golpe: prejuízo para as duas partes 

A compra e a venda de um seminovo envolvem o emocional de ambas as partes da negociação: a do vendedor e a do comprador. Muitas vezes, quem está vendendo o veículo anseia pela compra de outro carro novo ou necessita do dinheiro para pagar alguma dívida. Do outro lado, sempre há pessoas que se deixam levar pelo primeiro valor abaixo de mercado que encontram.  

Isso é o bastante para que uma fraude aconteça e provoque um prejuízo sem precedentes.  

Acompanhe a seguir os tipos de golpe que têm tirado o sono de muita gente. 

OLX 
O site de compra e venda OLX tem sido palco de muitas fraudes na negociação de veículos.  

Em alguns casos, o golpista cria um anúncio falso, porém, baseado em um verdadeiro postado no site. Quando alguém manifesta interesse, o golpista liga para o dono do veículo do anúncio verdadeiro e propõe um encontro entre o vendedor e o interessado. Mas, antes disso acontecer, ele treina as duas partes para que elas não mencionem nada a respeito de valores. Geralmente, ele consegue criar um motivo bastante convincente. 

Depois do encontro, o golpista liga para o interessado com o intuito de negociar os valores do carro fingindo ser o proprietário. Quando o comprador deposita o dinheiro, o golpista some. E, assim, o comprador fica no prejuízo e o vendedor ainda corre o risco de participar de um esclarecimento de processo de fraude. 

Esquema do carro fantasma 
Neste caso, o golpista anuncia o seminovo em alguns meios de comunicação com ofertas bastante tentadoras como, por exemplo, juros baixíssimos ou entradas irrisórias. Quando um possível comprador aparece, ele diz que o veículo está em outro estado, mas, caso o interessado feche negócio, ele pode ser enviado sem custo nenhum para qualquer lugar do país.  

Para convencer o comprador, várias fotos e vídeos do seminovo são enviados e o golpista começa a exercer pressão comunicando que há outros interessados com dinheiro disponível para fechar o negócio. Assim, ele propõe segurar a venda mediante depósito ou transferência bancária do valor da entrada. Quando o interessado realiza esse pagamento, o suposto vendedor nunca mais aparece. 

Fraude digital 
Este é um golpe bastante difícil de ser identificado. O golpista é um hacker ou conta com a ajuda de um para invadir algum site de vendas. Quando um vendedor real anuncia o seminovo e coloca seu número para contato, o golpista consegue acompanhar a negociação. Ao prever que ela dará certo, ele assume a conversa no lugar do vendedor bloqueando o acesso ao proprietário. Assim, o interessado estará negociando um valor proposto pelo golpista, o qual receberá o dinheiro no lugar do vendedor.  

Para evitar esse tipo de situação, é muito importante prestar atenção na titularidade da conta. Porém, ainda assim é um golpe difícil de ser descoberto. 

Por que confiar na concessionária? 
Acima foram mencionados apenas 3 entre inúmeros tipos de golpe que têm sido aplicados no momento de compra e venda de veículos. Cada vez mais a garantia de que uma negociação entre particulares irá funcionar é reduzida. 

Além dos riscos de fraude ao negociar um seminovo, ainda que haja boa intenção de ambas as partes, é possível que o comprador não consiga detectar alguns problemas no carro. Assim, terá feito uma aquisição que renderá dor de cabeça por muito tempo. 

Por isso, a concessionária é a maneira mais indicada para evitar fraudes na compra e venda de seminovos. Além de contar com especialistas que farão uma avaliação justa sobre o valor do veículo, os envolvidos poderão economizar bastante tempo com os trâmites.  

Seja para vender ou comprar um seminovo, confie na Plaza Motors! Nossa equipe realiza a avaliação do veículo propondo condições favoráveis para quem quer vender ou comprar.  

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram e Facebook 

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também