Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Quando realizar a limpeza do ar-condicionado automotivo? 

Quando realizar a limpeza do ar-condicionado automotivo? 
O cuidado evita a proliferação de microrganismos e contribui para a durabilidade do acessório. Saiba mais sobre a limpeza do ar-condicionado automotivo! 
 
Por que se preocupar com a higienização do ar-condicionado? 
Antes de mais nada, é importante entender que a limpeza do ar-condicionado automotivo evita o surgimento de problemas nas vias respiratórias dos usuários do veículo. Afinal, o acúmulo de resíduos no equipamento provoca crises alérgicas e outras doenças. 
Ao mesmo tempo, tal higienização permite o funcionamento adequado do componente. Quando há sujeira impedindo a passagem do ar, o sistema necessita forçar esse processo, o que contribui para o aumento do consumo de combustível. 
Além desse prejuízo, o interior do veículo leva muito mais tempo para ser resfriado, prejudicando o conforto a bordo. 
 
Sinais de que está na hora da limpeza 
O manual do veículo informa quando a limpeza do ar-condicionado automotivo deve ser feita. Geralmente, esse prazo é de 6 meses ou 30 mil quilômetros rodados. Contudo, algumas situações ajudam o(a) proprietário(a) a identificar essa necessidade. 
 
Mau cheiro 
Sem dúvida, este é um dos principais sinais de que há excesso de microrganismos no filtro de ar. Afinal, logo quando o aparelho é acionado, o odor aparece incomodando todos os ocupantes. 
 
Dificuldades para respirar 
Por outro lado, o corpo também sinaliza o momento de realizar a limpeza do ar-condicionado automotivo. Irritações nas vias aéreas que se manifestam através de coriza e espirros, por exemplo, podem surgir quando o acessório é acionado.  
Aliás, a falta de higiene do componente pode provocar até mesmo complicações mais graves, como a asma. 
 
Circulação insuficiente 
Como mencionado acima, o bloqueio da passagem de ar provocado pelo acúmulo de resíduos dificulta a ventilação de toda a cabine. Para driblar o problema, alguns motoristas aumentam a potência do ar-condicionado ocasionando um consumo muito maior de combustível do que o necessário. 
 
Barulhos 
Por fim, é possível ouvir alguns ruídos contínuos quando o compressor do aparelho não funciona adequadamente. Apesar de o atrito da tubulação de gás com outras peças, a falta de torque no compressor e a presença excessiva de gás se posicionarem entre as causas mais comuns para a ocorrência desse problema, é imprescindível a inspeção detalhada feita por um profissional. 
 
Priorize a manutenção preventiva 
Com toda a certeza, a manutenção preventiva minimiza gastos elevados com a substituição de peças, uma vez que ela é feita de maneira periódica. Em contrapartida, a manutenção corretiva possui um caráter de urgência resolvendo problemas mais complexos e caros. 
Por isso, a limpeza do ar-condicionado automotivo pode ser feita assim que os sinais listados acima forem percebidos ou de acordo com as orientações do manual.  
Alguns cuidados podem ser adotados em casa: 
 
▪Secar os dutos de ar e deixar o equipamento ligado no modo "ar quente" em velocidade máxima por um minuto; 
▪ Abrir as saídas de ar com os vidros fechados; 
▪ Acionar o ar-condicionado com frequência para lubrificar os componentes. 
 
Contudo, a higienização segura e eficaz deve ser feita por uma equipe especializada
 
Serviço de oxi-sanitização da Plaza Motors

 
Na Plaza Motors, há profissionais altamente capacitados para realizar a limpeza do ar-condicionado automotivo. A oficina da concessionária conta com um aparelho específico para a oxi-sanitização. Esse procedimento purifica o ar do ambiente, reduz a presença de microrganismos e elimina odores. Ademais, não há contraindicações, até porque não há uso de produtos químicos (100% ecológico). 
 
Agora que você reconhece a importância da limpeza do ar-condicionado automotivo, não deixe de contar com a oxi-sanitização da Plaza Motors
 
Se preferir, agende um horário pelo telefone: (61) 4000-1618 
 
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.  

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também