Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Conheça quais medicamentos afetam sua capacidade de dirigir 

Conheça quais medicamentos afetam sua capacidade de dirigir 
Algumas substâncias parecem inofensivas, mas, podem provocar sérios acidentes. Confira quando a sua capacidade de dirigir é reduzida! 
 
Com toda a certeza, a capacidade de dirigir está mais relacionada com o que o(a) motorista ingere do que muitas pessoas imaginam. Nesse sentido, quando o assunto é sobre remédios, o perigo aumenta, especialmente nos casos de automedicação. Tal prática é bastante comum no Brasil, apesar de haver restrições para a compra de medicamentos nas farmácias. Afinal, sempre há familiares ou amigos dispostos a partilharem seus estoques. 
O hábito não apenas coloca sua saúde em risco, como também serve de ameaça ao trânsito nos casos em que a capacidade de dirigir é afetada. Veja quando isso acontece a seguir! 
 
Família de analgésicos 
Surpreendentemente, alguns analgésicos que parecem inocentes podem provocar sérios estragos no trânsito. São os chamados opiáceos e podem surtir efeitos como sedação, vertigem, euforia, redução da concentração e da capacidade cognitiva, bem como passividade. 
Inclusive, é possível que a capacidade de dirigir seja reduzida sem que a pessoa perceba.  
 
Medicamentos para diabetes 
Por outro lado, remédios prescritos para o tratamento de diabetes podem provocar alterações na visão, tonturas, alucinações, entre outros efeitos. No entanto, o maior risco que eles exercem tem a ver com a hipoglicemia induzida e insulina, o que leva ao coma colocando em risco a direção.  
Inegavelmente, condutores com diabetes devem ter o direito de dirigir assegurado. Precisam se afastar somente quando a doença não está controlada. Por isso, é indispensável supervisionar a glicemia constantemente e ter atenção quanto aos sintomas de hipoglicemia. 
 
Antidepressivos 
A capacidade de dirigir pode ser afetada quando os antidepressivos geram agitação, dor de cabeça e distúrbios do sono. Aliás, diversos psiquiatras orientam seus pacientes a aguardarem uma semana após o início do tratamento para voltar a conduzir. Dessa forma, é possível avaliar as reações dos medicamentos no organismo. 
 
Antialérgico provoca sono? 
Certamente, algumas pessoas acreditam que a relação entre o sono e o consumo de anti-histamínicos não passa de um mito. Todavia, eles são capazes tanto de ocasionar sonolência quanto tontura, confusão mental e falta de atenção.  
Vale mencionar que os riscos são mais intensos com tratamentos de antialérgicos H-1, os quais estão listados a seguir: 
 
✔ Clorfeniramina 
✔ Difenhidramina 
✔ Dimenhidrinato 
✔ Hidroxicina 
✔ Bromfenirama 
✔ Cinazarina 
 
Antiepiléticos  
Apesar de parte considerável da população acreditar que pessoas com epilepsia não podem dirigir, esses pacientes não sofrem ou oferecem riscos quando a enfermidade está bem controlada e os efeitos do tratamento sobre o organismo sejam conhecidos.  
Dessa maneira, é imprescindível conversar com os médicos responsáveis pelas indicações para verificar os riscos sobre a capacidade de dirigir. Afinal, há alguns medicamentos que causam sono excessivo e confusão mental. 
 
Antipsicóticos receitados para esquizofrenia 
Modificações nas atividades psicomotoras, assim como redução da visão periférica e alteração do estado de vigilância são características comuns entre pacientes que precisam de antipsicóticos. Consequentemente, não é recomendado dirigir no início do tratamento, durante o processo de troca de medicamento ou ao alterar a posologia. 
 
Esses são apenas alguns exemplos de remédios que afetam a capacidade de dirigir. Sempre faça tratamentos sob orientação médica para não colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco!  
 
Deseja obter mais segurança durante a direção? Conte com as opções de seguro da Plaza Motors? 
 
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.  

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também