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06 de fevereiro, 2019
Saber escolher qual o melhor momento para adquirir um veículo pode resultar em uma grande economia de dinheiro para os consumidores. Afinal, são diversos acontecimentos no mercado ao longo do ano que afetam diretamente a oferta, a procura e os preços.
Portanto, existem datas e períodos vantajosos para conseguir um bom desconto. Então, o que fazer para planejar a época correta? Veja, neste post, algumas dicas de como fazer ótimos negócios na hora de comprar um carro.
Normalmente, o momento que o consumidor aguarda quando vai comprar seu veículo é o fim do ano — destaque para o período de setembro a dezembro.
Os principais fatores que levam a essa decisão são os seguintes:
O comprador deve estar ciente de que, em algumas situações, o modelo do ano corrente não será mais fabricado (saindo de linha). Portanto, é normal haver redução em seu valor de mercado.
Um período também favorável para avaliar os preços de um veículo é o início do ano, especialmente durante os meses de janeiro e fevereiro.
Isso acontece porque costuma ocorrer a desaceleração geral do mercado, um momento de pós-festas e férias. Além disso, o orçamento das pessoas será destinado a gastos como:
Nesse período, com a diminuição das vendas automotivas, será um bom momento aos interessados em negociar descontos com os vendedores de lojas e concessionárias.
Durante o ano, os períodos relativos ao final de cada mês são grandes oportunidades para fechar compras. O principal motivo é o regime de trabalho por metas dos vendedores.
Além dos objetivos anuais, eles também podem carregar metas mensais. Nesse caso, uma venda concluída será satisfatória para o profissional que trabalha na empresa (cumprindo, assim, suas atribuições) e, principalmente, para o consumidor — que terá um maior poder de negociação durante o processo.
Como as montadoras estruturam objetivos de venda, as concessionárias precisam atingir as metas. Dessa forma, vários negócios são fechados nas últimas semanas do mês.
Durante esse período, é colocada à venda a quantidade de unidades não negociadas, com o objetivo de cumprir a meta estipulada. Essas unidades apresentam uma maior margem de negociação, possibilitando conceder descontos de última hora para os clientes.
Muitos interessados aproveitam a oportunidade de utilizar seu usado para comprar um carro novo nos feirões. Os veículos são negociados com prazos e condições especiais, com o objetivo de atender a demanda da melhor maneira possível.
As lojas desejam diminuir o estoque de produtos pelo fluxo de vendas. Assim, na hora de fechar o negócio, oferecem bônus especiais como acessórios no carro, melhores condições de pagamento e brindes personalizados.
No segundo semestre de cada ano, as montadoras costumam oferecer um grande atrativo para o consumidor: o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Esse imposto varia conforme as leis do estado. Normalmente, custa entre 2,5% e 4% do valor do veículo. Acompanhado do emplacamento, são atrativos que garantem sucesso para as concessionárias e satisfação dos clientes.
Conforme vimos, existem diversas maneiras e períodos de avaliação do automóvel desejado antes de fechar negócio. As altas e baixas nos preços são determinadas pela demanda dos interessados e as condições de mercado das montadoras. Por isso, é importante ficar atento às melhores ofertas ao longo do ano.
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