NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 3799-2000
NOVOS
(61) 3773-4949
SEMINOVOS
(61) 3773-4951
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS
(61) 2102-0150
PEÇAS E ACESSÓRIOS
(61) 3799-2080
VENDAS DIRETAS
(61) 3799-2036
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550
(61) 3799-2000
NOVOS
(61) 3773-4949
SEMINOVOS
(61) 3773-4951
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS
(61) 2102-0150
PEÇAS E ACESSÓRIOS
(61) 3421-7348
VENDAS DIRETAS
(61) 3421-7032
GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 3421-7000
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
26 de março, 2018
Quando analisamos as informações que as montadoras apresentam sobre os motores dos carros, vários dados de potência e torque são apresentados e ai fica uma dúvida: como tirar proveito de toda a potência de um carro sem exigir mais do que ele pode dar e manter um consumo de combustível satisfatório? A resposta tem muito a ver com a atenção dada a rotação do motor.
Para isso, é importante entender como, basicamente, funciona o conta-giros e sua relação com o câmbio. Veremos neste artigo como ter uma direção adequada ao giro do motor e experimentar uma sensação “mais confortável” nas trocas de marchas nas diversas faixas de rotação. Acompanhe na leitura!
É muito importante saber como funciona basicamente o conta-giros. Na prática, ele mostra a rotação do motor que é denominada RPM ou rotações por minuto. A descrição no relógio é mostrada de forma abreviada — já que 1, 2,3 e 4 indicam 1.000, 2.000, 3000 e 4.000 giros, respectivamente — e quer dizer quantas milhares de vezes o virabrequim gira por minuto.
Sabendo que o conta-giros mostra a rotação do motor é importante entender a relação que existe com o câmbio para ter um melhor desempenho do veículo.
Cada motor tem uma faixa ideal de giro para fazer a mudança da marcha, sem prejuízo de potência. Nos carros que possuem o marcador, a faixa limite do conta-giros para fazer a troca é na marca vermelha. Se ultrapassar esse ponto, o risco de danos ao motor são elevados porque o limite de rotação foi extrapolado.
Apesar de ser indicada como limite para troca de marcha, não é muito recomendado andar sempre muito próximo dessa faixa. Para ter um bom desempenho do carro e, ao mesmo tempo, uma conservação do sistema e economia de combustível, é importante respeitar as faixas indicadas para cada motor, conforme o manual do veículo.
Em geral, não há uma regra que determina quando deve ser feita uma mudança de marcha. No entanto, alguns especialistas apontam que as trocas em um carro 1.0, por exemplo, podem ser realizadas quando o giro marcar os 2.500 RPM, podendo acelerar até os 3.000 RPM. Esse ponto costuma ser mais confortável para o motor, lembrando sempre que pode variar conforme o veículo e o tipo de combustível.
É muito comum achar que o consumo de combustível está ligado somente à velocidade empregada no carro.
A verdade é que mesmo em baixa velocidade, se a marcha estiver incorreta, o consumo pode ser afetado. Também vale para os casos em que se força o motor, postergando a troca de marcha para o limite da rotação, o que é altamente prejudicial ao veículo e ao bolso. Por isso, procure manter as trocas nas faixas verde e amarela do conta-giros para ter um bom desempenho e uma economia no consumo do combustível.
Observar o conta-giros é, sem dúvida, uma tarefa importante para quem deseja um bom desempenho do carro e economia. O motorista deve ficar atento para não usar a faixa limite da rotação do motor e somente em caso de extrema urgência, como em uma ultrapassagem, manter o giro alto. Caso contrário, evite sempre e procure manter nas faixas mais econômicas.
Gostou do artigo? Então curta nossa página no Facebook e fique sempre atento às novidades.
Voltar
teste