Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Seguro de automóvel cobre desastres naturais?

Ao contratar o serviço, o condutor deve analisar cuidadosamente as cláusulas para que não haja decepções perante a necessidade de indenizações. Acompanhe esta leitura e entenda quando o seguro de automóvel oferece coberturas para danos causados pela natureza!

Quando o seguro de automóvel cobre desastres naturais?

Nesse tipo de situação, a empresa irá arcar com os custos se o proprietário houver contratado o seguro de automóvel com cobertura adicional. Ou seja, a indenização dependerá da modalidade do contrato.  

Além disso, a seguradora irá avaliar se o condutor agravou a situação durante o sinistro. Caso ele tenha insistido em atravessar uma área alagada ao invés de deixar o carro onde estava, por exemplo, provavelmente ela não irá arcar com os custos. Para averiguar o comportamento do motorista, é comum a conferência de imagens registradas por câmeras de segurança. 

Algumas empresas também podem recusar a cobertura de danos causados pela água salgada ou por desastres ocorridos em áreas que são acometidas pela invasão de água constantemente. 

Quais tipos de desastres naturais o seguro de automóvel costuma cobrir?

Se o proprietário acrescentou essa cobertura durante a contratação do serviço, a seguradora irá indenizá-lo diante de qualquer dano provocado pela ação da natureza. São enquadrados como desastres naturais: 

  • Alagamentos;
  • Quedas de árvores; 
  • Quedas de muros; 
  • Deslizamentos de terra; 
  • Terremotos;
  • Chuvas de granizo ou outras chuvas fortes; 
  • Vendavais;
  • Enchentes;
  • Enxurradas. 

É importante frisar que a maioria das seguradoras não custeia danos provocados por desastre natural. No entanto, muitos seguros de automóvel oferecem cobertura básica que contempla estragos oriundos da ação de raios, já que eles podem resultar em incêndios.

Como o motorista pode evitar danos em casos de enchentes? 

Em épocas chuvosas, o ideal é estacionar o carro em lugares elevados e em estacionamentos fechados. Localidades mais baixas, aclives ou declives oferecem riscos maiores durante enchentes e o veículo sofre alto risco de ser levado pela força da água. Por isso, é importante verificar a existência de placas que avisam sobre a incidência de acúmulo de água em determinada rua. 

O condutor jamais deve enfrentar uma enchente, porque essa ação pode danificar o motor e colocar a vida dos ocupantes do carro em risco. 

Quando a água atingir a altura do batente, todos devem abandonar o veículo, porque a sua tendência desse instante em diante é boiar.

Principais danos causados pela natureza

No Brasil, os alagamentos, as enchentes e as inundações são as principais causas de danos indenizados pelo seguro de automóvel. Isso se deve ao fato de o carro passar por avarias em componentes como o motor, o estofamento, o carpete e a lataria. Esta última também sofre bastante durante as chuvas de granizo. 

Os vidros, assim como a lataria, sofrem com a ação de granizo e vendaval. É importante ter o conhecimento de que o seguro de automóvel apenas irá cobrir os estragos de vidros e para-brisas se a apólice tiver esse adicional. 

Em caso de queda de árvores, o proprietário que não possui um seguro pode recorrer ao dono da propriedade onde a árvore se encontrava ou à prefeitura. 

Você sabia que a Plaza Motors oferece seguro de automóvel? Fale conosco e saiba mais sobre o serviço! 

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram e Facebook

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também