Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Torque x potência: entenda mais sobre a performance do seu carro

Se você gosta de carros, com certeza já deve ter ouvido falar em torque e potência. Essas duas palavras sempre aparecem em avaliações de veículos e são diretamente relacionadas ao desempenho que o motor proporciona.

Mas você saberia responder exatamente o que representam esses dois conceitos?

Caso a resposta seja negativa, não se preocupe. O significado exato de cada um é algo que é normalmente compreendido apenas por profissionais da área. Mas nada impede que você também conheça um pouco mais sobre o seu carro, não é mesmo?

Vamos, então, entender o que é torque, potência, qual é a relação entre eles e como o conjunto afeta a performance do motor do seu carro.

Torque

O torque significa o esforço que o motor faz para movimentar o carro. Para estabelecer um paralelo, o torque mecânico tem o mesmo conceito que o manual. Portanto, quando você aperta um parafuso, está, na verdade, “torqueando” o material. Ou seja, está aplicando uma força “x” sobre o parafuso para que ele gire.

Portanto, o torque é a tradução do trabalho do motor. Ao receber a mistura ar/combustível nos cilindros, as bielas movimentam os pistões que fazem com que todo o conjunto gire. Por isso, o torque é calculado em kgmf (quilograma força metro), pois é essa medida que é capaz de demonstrar quantos quilogramas o motor é capaz de movimentar a cada metro.

Potência

A potência está relacionada ao tempo necessário para percorrer determinada distância. Colocando dois carros lado a lado, ao acelerarem em direção a uma linha traçada no chão, aquele que tiver mais cavalos disponíveis em seu motor chegará antes, independente do torque do propulsor.

Não é à toa, portanto, que a potência é medida em cavalos. Se você está em um veículo de tração animal, naturalmente, aquele que tem mais animais puxando conseguirá atingir o objetivo em menos tempo.

Relação entre torque e potência

Mas onde torque e potência se encontram? O primeiro gera o segundo, mas o fato de ter muito torque não está relacionado ao aumento da potência. Ao movimentar o motor, o torque faz com que ele trabalhe até atingir a potência ideal, que geralmente vem entre 2 ou 3 mil rotações por minuto. Mas isso depende do projeto e do objetivo de cada carro.

Carros de competição, por exemplo, têm toda a potência disponível em rotações mais altas. Já veículos destinados a trabalhos pesados, ou voltados para percorrer trechos acidentados, precisam da maior potência possível em giros mais baixos.

Com isso, você pode perceber que, embora o torque gere a potência, nem sempre eles estão relacionados. Um carro pode ter muito torque e pouca potência, sendo que o contrário também é verdadeiro. Mas o fato é que a potência depende de muitos outros fatores, como comandos de válvulas, tamanho do motor etc.

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também