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19 de novembro, 2018
Se você gosta de carros, com certeza já deve ter ouvido falar em torque e potência. Essas duas palavras sempre aparecem em avaliações de veículos e são diretamente relacionadas ao desempenho que o motor proporciona.
Mas você saberia responder exatamente o que representam esses dois conceitos?
Caso a resposta seja negativa, não se preocupe. O significado exato de cada um é algo que é normalmente compreendido apenas por profissionais da área. Mas nada impede que você também conheça um pouco mais sobre o seu carro, não é mesmo?
Vamos, então, entender o que é torque, potência, qual é a relação entre eles e como o conjunto afeta a performance do motor do seu carro.
O torque significa o esforço que o motor faz para movimentar o carro. Para estabelecer um paralelo, o torque mecânico tem o mesmo conceito que o manual. Portanto, quando você aperta um parafuso, está, na verdade, “torqueando” o material. Ou seja, está aplicando uma força “x” sobre o parafuso para que ele gire.
Portanto, o torque é a tradução do trabalho do motor. Ao receber a mistura ar/combustível nos cilindros, as bielas movimentam os pistões que fazem com que todo o conjunto gire. Por isso, o torque é calculado em kgmf (quilograma força metro), pois é essa medida que é capaz de demonstrar quantos quilogramas o motor é capaz de movimentar a cada metro.
A potência está relacionada ao tempo necessário para percorrer determinada distância. Colocando dois carros lado a lado, ao acelerarem em direção a uma linha traçada no chão, aquele que tiver mais cavalos disponíveis em seu motor chegará antes, independente do torque do propulsor.
Não é à toa, portanto, que a potência é medida em cavalos. Se você está em um veículo de tração animal, naturalmente, aquele que tem mais animais puxando conseguirá atingir o objetivo em menos tempo.
Mas onde torque e potência se encontram? O primeiro gera o segundo, mas o fato de ter muito torque não está relacionado ao aumento da potência. Ao movimentar o motor, o torque faz com que ele trabalhe até atingir a potência ideal, que geralmente vem entre 2 ou 3 mil rotações por minuto. Mas isso depende do projeto e do objetivo de cada carro.
Carros de competição, por exemplo, têm toda a potência disponível em rotações mais altas. Já veículos destinados a trabalhos pesados, ou voltados para percorrer trechos acidentados, precisam da maior potência possível em giros mais baixos.
Com isso, você pode perceber que, embora o torque gere a potência, nem sempre eles estão relacionados. Um carro pode ter muito torque e pouca potência, sendo que o contrário também é verdadeiro. Mas o fato é que a potência depende de muitos outros fatores, como comandos de válvulas, tamanho do motor etc.
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