NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 3799-2000
NOVOS
(61) 3773-4949
SEMINOVOS
(61) 3773-4951
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS
(61) 2102-0150
PEÇAS E ACESSÓRIOS
(61) 3799-2080
VENDAS DIRETAS
(61) 3799-2036
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550
(61) 3799-2000
NOVOS
(61) 3773-4949
SEMINOVOS
(61) 3773-4951
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS
(61) 2102-0150
PEÇAS E ACESSÓRIOS
(61) 3421-7348
VENDAS DIRETAS
(61) 3421-7032
GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 3421-7000
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
26 de maio, 2023
A invenção das setas e das luzes de freio
Sem dúvida, entre as mulheres no automobilismo, a canadense Florence Lawrence deve ser uma das mais prestigiadas. Afinal, ela projetou componentes imprescindíveis para a segurança dos veículos, as setas e as luzes de freio.
Sem esses recursos, os condutores precisavam sinalizar seus percursos e frenagens com os braços. Visto que eles posicionavam essas partes do corpo para fora do veículo, havia não apenas o risco de não terem suas ações compreendidas, como também de sofrerem danos físicos devido à exposição.
A 1ª pilota de Fórmula 1
Por outro lado, Maria Teresa de Filippis ganhou espaço entre a lista de mulheres no automobilismo por ser a 1ª, entre elas, a participar da corrida de Fórmula 1.
Apesar de ter ganhado 5 prêmios a bordo de um Maserati e outro dirigindo um Porsche, ela foi proibida de continuar competindo em 1958 por ser mulher. Nesse sentido, demorou pouco tempo para deixar as pistas.
Em 1979, passou a integrar a associação de ex-pilotos de Fórmula 1.
Limpadores de para-brisa
Outra peça indispensável atualmente também foi criada por uma mulher: os limpadores de para-brisa são resultados do empenho de Mary Anderson ao criar um projeto semelhante a um rodo com o intuito remover a água que atrapalhava a visibilidade em dias chuvosos.
Dessa maneira, desenhou o item num caderno. Ele contava com uma manivela na cabine para ser manipulado conforme as necessidades de quem dirigia.
Visto que a criação foi patenteada no início do século 20, não ganhou a repercussão esperada. Afinal, boa parte dos veículos contavam com para-brisas removíveis.
No entanto, alguns protótipos desenhados por homens conquistaram espaço alguns anos depois, deixando de lado o feitio de Mary Anderson e, consequentemente, o reconhecimento pela invenção.
CEO na Fórmula 1
Ao mesmo tempo, temos uma brasileira atuando como CEO de uma etapa da Fórmula 1. A Claudia Ito é engenheira eletrônica e, após 20 anos de dedicação ao GP de Interlagos, foi convidada a ocupar o cargo. Em 2013, o GP comandado por ela foi eleito como o mais organizado.
Bertha Benz
Apesar de Bertha Benz ter ficado conhecida como esposa de Karl Benz, o inventor de automóveis, ela também ganhou o registro como a 1ª mulher a conduzir um carro numa viagem de carro.
O percurso teve 106 quilômetros de extensão, e o veículo apresentou problemas de refrigeração e abastecimento, ambos resolvidos por Bertha Benz.
Hall da Fama Automotivo
Com toda a certeza, também há mulheres no automobilismo ocupando o Hall da Fama Automotivo. Nesse sentido, Denise McCluggage foi a 1ª jornalista, entre homens e mulheres, a ser inserida na lista.
Além de ter feito coberturas relevantes na área, também marcou história como pilota de corrida, fotógrafa, esquiadora e autora.
Gostou de acompanhar o percurso de algumas mulheres no automobilismo? Continue de olho no blog da Plaza Motors para conhecer mais curiosidades como essa.
Acompanhe também nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Referências:
Voltar
teste